Foi inaugurada ontem, 07 de maio, a escola SESI Cataguases, um investimento de quase R$ 11 milhões que a FIEMG está fazendo na cidade e que faz parte da ampliação da Rede SESI de Educação em Minas Gerais. A cerimônia contou com a presença do presidente da FIEMG, Flávio Roscoe; do presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, Aurélio Marangon Sobrinho; do prefeito de Cataguases, José Henriques; e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e presidente do Sindicato das Indústrias de Energia Elétrica de Cataguases (SIEEL), Ricardo Mattos, entre outras autoridades políticas, lideranças empresariais, professores, funcionários e alunos.
Outros presidentes de Sindicatos da Zona da Mata também marcaram presença no evento: Ana Lúcia Machado (Metal JF); Flávia Gonzaga (SIA-JF); João Luis Rocha (Sindimeias-JF); e Sérgio Picoli (Sindigraf-JF). Representando a FIEMG, participaram a assessora de Desenvolvimento Sindical, Laila Katina; o superintendente regional do SESI e diretor regional do SENAI, Christiano Leal; a gerente de Educação Básica do SESI, Flávia Bento; o gerente Regional SESI/SENAI Zona da Mata, Humberto Rezende, além de gerentes das escolas SESI/SENAI de toda a região.
A FIEMG está investindo R$ 1,2 bilhão na criação de novas unidades. A rede, que conta hoje com 39 escolas, ganhará mais 21, totalizando 60 unidades até 2026. Ao todo, serão beneficiados 39 municípios mineiros e cerca de 100 mil alunos. O investimento é o maior já recebido pela Rede SESI. Durante a cerimônia, o presidente da FIEMG Regional ZM, Aurélio Marangon Sobrinho, ressaltou que este momento marca um importante passo na história da educação em nossa região e representa um compromisso sólido da FIEMG com o desenvolvimento humano e o progresso da comunidade. “Agradeço ao presidente Flávio Roscoe pela atenção que tem dado à Zona da Mata, que receberá também, em breve, novas escolas SESI em Juiz de Fora e Cataguases”, disse.
Aurélio Marangon ressaltou ainda que “a iniciativa visa formar melhor as nossas futuras gerações, pois somente por meio do investimento em educação de qualidade conseguiremos transformar nosso país. As Escolas SESI preparam seus alunos não apenas para enfrentar os desafios acadêmicos, mas também para se tornarem cidadãos conscientes e transformadores do futuro. Estamos muito felizes com essa conquista em Cataguases”, disse.
O prefeito José Henriques afirmou que, com esta nova unidade SESI, Cataguases mais uma vez sai na frente, sendo a primeira cidade na região a receber uma escola moderna e tecnológica como esta. Enquanto gestor e preocupado com o futuro de nossas crianças, quero gerar oportunidades de ensino de qualidade. Estamos transformando Cataguases. A educação é um ato de amor e coragem. Aproveitem a oportunidade e sejam felizes neste novo ambiente escolar”, disse.
Em sua fala, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, ressaltou que o SESI tinha 73 mil alunos em 2018 e atualmente está com 250 mil. “Nossas novas escolas terão mais de 2 mil alunos, com algumas unidades chegando a mais de 5 mil. Pretendemos, com o investimento, expandir a rede do SESI para 350 mil alunos ao final do ciclo de investimentos e quando as escolas estiverem totalmente ocupadas. Esta unidade de Cataguases, que começa com capacidade para 400 alunos, será ampliada para receber mil estudantes”, informou.
Ainda de acordo com Roscoe, a abertura das novas unidades irá ampliar, e muito, a rede SESI, cujas escolas têm alto padrão de qualidade. São escolas de grande porte, com infraestrutura avançada. De acordo com os dados da FIEMG, com a abertura das novas unidades, o número de matrículas anuais na rede passará de 21.184 em 2023 para 33 mil em 2026. A estimativa é gerar em torno de 2 mil empregos diretos e 360 empregos indiretos. “Agradeço a parceria do SIEEL, que anteriormente administrava esta escola; da Prefeitura e das empresas que se engajaram em nossos projetos, pois estes agentes entenderam o potencial de transformação que essa escola tem para o município. Todo este investimento em tecnologia, inovação e educação vai impactar positivamente a vida de todos vocês”, disse.
O SESI Cataguases
A escola SESI Cataguases fica localizada onde funcionava a Escola EFG (Rua Ofélia Resende, 101 – Bairro Menezes) e oferece as séries do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental I, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Também está trabalhando com o Projeto Recriar, em parceria com as empresas Energisa, envolvendo 48 alunos, e Hidroazul, com 6 alunos. Com esse projeto, a cada aluno que uma empresa participante do Recriar se propõe em apadrinhar, o SESI oferece 2 bolsas de gratuidade em contrapartida para a própria empresa.
A unidade de Cataguases firmou ainda um contrato de parceria com a Prefeitura local, que oferece bolsas de estudo a 80 alunos do 1º ano do Ensino Médio. O requisito para a seleção foi que tivessem cursado o 9º ano do ensino fundamental em escola pública. As aulas deste projeto são ministradas em conjunto com o curso técnico do SENAI em Mecatrônica, o que vai garantir a estes adolescentes, ao final de três anos, formação completa em uma profissão muito concorrida no mercado.
A Escola SESI Cataguases já está em funcionamento e de portas abertas para visitação dos pais e estudantes interessados em fazer parte da maior rede de ensino do país. Informações: (32) 3421-1296.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG