No último mês de abril, a Gerência de Responsabilidade Social do SESI promoveu o evento “Construindo Pontes: Sensibilização na Contratação de Pessoas Migrantes pelas Empresas”, com o objetivo de conscientizar as empresas sobre a inclusão de pessoas migrantes e fortalecer a pauta de direitos humanos, com foco nos desafios e oportunidades relacionadas às práticas de ESG (Environmental, Social and Governance, na sigla em inglês).

O bate-papo, realizado na sede da FIEMG, contou com a presença da supervisora de Recursos Humanos do Hospital São Francisco, Carla Amélia Couto; da analista de Segurança da Informação da Localiza, Dayse Freitas; do gerente de Manutenção da Convaço, Nivaldo Gonçalves; da coordenadora de projetos da OIM Brasil, Juliana Rocha; e  analista de Projetos Sociais da Gerência de Responsabilidade Social do SESI, Alessandra Rigueira.

Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de explorar diferentes abordagens para integrar culturas diversas em seus negócios. Além disso, o evento foi muito importante para sensibilizar, mobilizar e aprimorar a compreensão sobre a relevância da contratação de pessoas migrantes, além de oferecer um aprofundamento no processo de inclusão profissional dessas pessoas.

“A OIM tem estreitado sua parceria com a FIEMG, contando com a expertise e o alcance da Federação para fomentar, de maneira estratégica, a integração socioeconômica de migrantes em Minas Gerais. Acreditamos que esse material contribuirá para sensibilizar ainda mais o setor privado, ajudando a promover uma contratação ética e inclusiva de migrantes, contribuindo para o desenvolvimento da indústria mineira e promovendo oportunidades de recomeço para essas pessoas”, disse Juliana Rocha, coordenadora de projetos da OIM Brasil.

Ainda no evento, foi realizado o lançamento do e-book “Construindo pontes: Sensibilização na Contratação de Pessoas Migrantes pelas Empresas”, elaborado pela FIEMG em parceria com a OIM. O material traz informações aprofundadas sobre a inclusão de pessoas migrantes no mercado de trabalho pode ser baixado na íntegra, clicando aqui.

Imprensa FIEMG