O Conselho de Educação e Treinamento da FIEMG realizou, nesta quarta-feira (7/8), mais uma reunião ordinária com temas voltados à formação cidadã, empregabilidade e desenvolvimento da indústria. A abertura foi conduzida pelo presidente do colegiado, José Batista de Oliveira, que destacou a importância da educação como base para a transformação social.
“O trabalho e a educação são o único caminho que pode promover uma inclusão social de forma perene na vida das pessoas. Entendo a importância dos programas de distribuição de renda. Mas acredito que o êxito do Bolsa Família, por exemplo, deveria ser medido com o número de pessoas que saem do programa e não das que entram. Outros caminhos deveriam ser pensados, outros programas e formas mais eficientes de geração de renda, por meio de oportunidades de educação e a inserção no mercado de trabalho”, afirmou o presidente.
Na sequência, Marina Santos Mavignier, coordenadora de Comunicação da Reta Engenharia, apresentou o projeto Maratona da Leitura, que estimula o hábito da leitura como ferramenta de crescimento pessoal e profissional.
A programação contou também com a participação do professor Leonardo Assis Martins Júnior, do Departamento de Ciência Pública da UFMG, que trouxe um panorama do mercado de trabalho e da indústria em Minas Gerais, com base em dados recentes e projeções de empregabilidade.
O encontro foi finalizado com análise e encaminhamentos conduzidos por Natália Nunes, secretária executiva do Conselho e analista de Projetos Educacionais do SENAI, que ressaltou a importância de ações integradas entre indústria, educação e políticas públicas para impulsionar oportunidades reais para a juventude.
Acesse aqui para ver as fotos do evento.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG