O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é reconhecido por transformar o potencial dos jovens em trajetórias de sucesso profissional. E histórias como as de Monique Oliveira e Kemelly Cristina, que começaram suas carreiras por meio do Programa de Aprendizagem Industrial, comprovam o impacto dessa formação.
Aos 17 anos, Monique iniciou sua jornada no SENAI Euvaldo Lodi, em parceria com a TSEA energia, em Contagem. O que começou como uma oportunidade de aprendizado se tornou o início de uma carreira sólida na indústria. “No SENAI, recebi uma capacitação técnica e fui instruída por profissionais que vinham de uma carreira ampla e puderam me guiar para introduzir minha carreira na indústria. Uma parte interessante do programa foi a metodologia prática disponibilizada, onde pude conhecer diversas áreas da indústria”, conta Monique.
Durante o programa, ela teve contato direto com os processos industriais da TSEA energia. “A aplicação prática na empresa de soldagem me proporcionou aprender de forma muito legal. Após a conclusão, fui contemplada com um curso de aperfeiçoamento nos processos de soldagem. Hoje atuo como soldadora e minha experiência é excepcional. Mas o ponto-chave foi o treinamento e a capacitação técnica que me foram proporcionados pelo SENAI”, relata.
Assim como Monique, Kemelly Cristina também iniciou sua trajetória profissional com o SENAI e hoje é funcionária da TSEA energia.“Fui contratada por meio do Programa de Aprendizagem do SENAI Euvaldo Lodi. No curso, tivemos tanto aulas teóricas quanto práticas. O SENAI apresenta uma grade muito ampla de disciplinas, em que aprendemos temas que vão da ética até a segurança do trabalho. Isso foi fundamental para já entrarmos na TSEA entendendo o que é trabalhar em uma indústria”, conta.
Atualmente, Kemelly atua no setor de pintura da empresa e reconhece o papel decisivo da formação. “O SENAI foi primordial. Eu pude apresentar qualidade e profissionalismo. A minha experiência na TSEA é muito boa, é uma empresa que dá oportunidades e capacitação. Cada dia aprendo mais”.
Em 2026, o programa reforça seu compromisso com os jovens e com o setor produtivo, ofertando 4 mil vagas em todo o estado, com inscrições abertas entre 9 e 23 de outubro de 2025.
Diferente dos anos anteriores, o processo será unificado (PSU), com prova aplicada no dia 1º de novembro e início das aulas em janeiro de 2026. As inscrições devem ser feitas pelo Sistema de Gestão Educacional (SGE), com taxa simbólica de R$ 10, no site oficial:
www.fiemg.com.br/senai/jovem-aprendiz.
Além disso, o SENAI manterá um banco de talentos com os candidatos que realizarem a prova, mas não forem selecionados de imediato, permitindo atender novas demandas das indústrias ao longo do ano.
Com metodologia moderna, professores experientes e foco em empregabilidade, o SENAI reafirma seu papel como a principal porta de entrada para o mercado de trabalho industrial. “A união entre o SENAI e empresas como a TSEA mostra que a educação e a indústria podem caminhar juntas para formar profissionais preparados, éticos e prontos para crescer”, resume Monique.
Serviço – Programa de Aprendizagem Industrial SENAI 2026
Inscrições: 9 a 23 de outubro de 2025
Taxa: R$ 10 (emissão de boleto no SGE)
Prova: 8 de novembro de 2025
Início das aulas: janeiro de 2026
Idade: 14 a 23 anos (o aluno deve concluir antes de completar 24 anos)
Inscrições: www.fiemg.com.br/senai/jovem-aprendiz
Cursos gratuitos | 4.000 vagas disponíveis em todo o estado
Denise Lucas
Imprensa FIEMG