Ações estratégicas que envolvem sustentabilidade adotadas por empresas de diferentes segmentos foram destaque um painel no segundo dia do Imersão Indústria. O principal evento do setor produtivo mineiro foi realizado nesta quinta e sexta-feira (16 e 17/10), no BH Shopping, em Belo Horizonte.
Quem conduziu o painel foi Aline Ritchielle, analista de governança e inovação estratégica e consultoria de negócios do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Guilherme Bechara, gerente de soluções de engenharia na construtora Barbosa Melo, Hebert Ramos, diretor de Operações na GE21 Geotecnologias, Mariana Morales, gerente de sustentabilidade do Grupo Avante, e Wagner Sampaio, presidente da RHI Magnesita Latam, contaram como as empresas onde atuam tem lidado com a transformação digital e as demandas da sociedade, sobretudo as ligadas ao ESG (sigla em inglês para iniciativas sociais, ambientais e de governança).
Para Aline Ritcielle, “corporações, entidades e empresas estão sendo cada vez mais desafiadas a apresentar soluções em contexto de mudanças constantes que refletem nos negócios e nas pessoas”. Nesse contexto, todos os gestores foram unânimes ao apontar que a sustentabilidade não é apenas uma palavra em voga no ambiente corporativo, mas é algo que já está incorporado ao planejamento e à cultura das empresas.
Tratamento e gestão de dados, relacionamento com as comunidades onde as companhias operam, fornecedores e clientes, uso da inteligência artificial nos negócios, governança corporativa também são iniciativas incorporadas pelas empresas e que influenciam positivamente na competitividade, conforme destacaram os palestrantes.
A 7ª edição do Imersão Indústria é uma realização do SESI, SENAI, IEL e FIEMG. Conta com patrocínio máster da Vale e do Sicoob, apoio máster do Sebrae, patrocínio ouro de ArcelorMittal, Energisa, Herculano Mineração, Samarco e Usiminas; e patrocínio prata de AngloGold Ashanti, Construtora Barbosa Mello, Bemisa, Copasa, Grupo Avante, J. Mendes, Kinross, ManpowerGroup e RHI Magnesita, além de apoio da UNA, Rede Minas e rádio Inconfidência, por meio da Empresa Mineira de Comunicação.
Clique aqui e veja mais fotos do painel
Rafael Passos
Imprensa FIEMG