Na tarde desta sexta-feira (17/10), o espaço CONECTAR do Imersão Indústria foi palco de um debate inspirador. Com o tema Impacto que Transforma: Projetos Socioambientais como Estratégia de Valor Compartilhado, o encontro reuniu especialistas e líderes comprometidos com a construção de um futuro mais sustentável, inclusivo e estratégico.
Mediado pela gerente de responsabilidade social e empresarial da FIEMG, Luciene Araújo, a palestra contou com a participação de Tayná Vieira, gerente de relações institucionais e comunidades na Usiminas, Diego Luiz Pereira, superintendente de patrimônio cultural e ambiental da Anglogold, e Luciana Barbosa, superintendente de desenvolvimento sustentável da Copasa. O debate evidenciou como as ações socioambientais são importantes para agregar valor compartilhado à empresa, sendo considerada estratégia de crescimento e inovação essencial.
Quando o assunto foi sustentabilidade com estratégia e propósito, Luciana iniciou o debate apresentando 4 pilares que considera fundamentais: materialidade, engajamento de stakeholders, alinhamento estratégico e monitoramento com melhoria contínua. Reforçou a importância do cuidado com a licença social para operar.
Tayná que começou como estagiária na Usiminas, compartilhou a importância do engajamento para atrair novos talentos para a indústria. Acrescentou que a cultura interna é importante para essas estratégias de valor, principalmente porque o objetivo é crescer junto com a comunidade.
Durante a palestra, Diego Luiz Pereira trouxe a perspectiva da AngloGold, ressaltando que “todos nós somos comunidades” e que o verdadeiro impacto surge quando as empresas atuam em sinergia com o território onde estão inseridas.
Segundo ele, o braço social da empresa deve funcionar como um catalisador de mudanças, criando soluções conjuntas e engajamento legítimo com as causas locais. Diego ressaltou ainda que a criação de institutos sociais é uma das formas mais eficazes de gerar valor compartilhado e resultados duradouros.
A 7ª edição do Imersão Indústria é uma realização do SESI, SENAI, IEL e FIEMG. Conta com patrocínio máster da Vale e do Sicoob, apoio máster do Sebrae, patrocínio ouro de ArcelorMittal, Energisa, Herculano Mineração, Samarco e Usiminas; e patrocínio prata de AngloGold Ashanti, Construtora Barbosa Mello, Bemisa, Copasa, Grupo Avante, J. Mendes, Kinross, ManpowerGroup e RHI Magnesita, além de apoio da UNA, Rede Minas e rádio Inconfidência, por meio da Empresa Mineira de Comunicação.
Equipe UNA
Imprensa FIEMG