
A entrega da réplica da Cruz de Todos os Povos, realizada na manhã de hoje (03) pelo SENAI Anielo Greco à Prefeitura de Divinópolis, reforça o papel da instituição como referência no desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicadas tanto às demandas da indústria quanto a projetos de interesse público e regional.
A peça foi desenvolvida a partir de um projeto técnico detalhado, com modelagem digital e desenho em computador, seguido de aproximadamente 150 horas de trabalho entre impressão 3D e montagem. O processo utilizou tecnologias empregadas pelo SENAI no apoio ao setor produtivo, evidenciando a capacidade da instituição em transformar inovação e conhecimento técnico em soluções concretas.
Para o gerente da unidade, Rener Gonçalves Duarte, com essa entrega, o SENAI reafirma sua atuação como agente de inovação e desenvolvimento. “Esse protótipo demonstra que a tecnologia aplicada à indústria também pode impulsionar iniciativas culturais, turísticas e estratégicas para os municípios, conectando conhecimento técnico, desenvolvimento regional e impacto social positivo”, afirmou.

Além de simbolizar o avanço tecnológico, a réplica tem um importante papel estratégico para o município. Inicialmente, a peça ficará exposta no hall do segundo andar da Prefeitura. Após o período do carnaval, será transferida para uma sala específica, que ficará aberta à visitação pública.
Segundo o secretário municipal de desenvolvimento econômico e turismo, Igor Cardoso, a iniciativa vai além do marco físico. “É uma réplica para promover a cidade, valorizando não só Divinópolis, mas toda a região. Essa parceria vai ajudar na divulgação do projeto. A ideia é que a exposição seja um atrativo turístico e impulsione a conclusão da Cruz de Todos os Povos”, destacou.
Para o presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, o empreendimento da Cruz de Todos os Povos possui potencial para se consolidar como um importante atrativo de turismo religioso, contribuindo para o fortalecimento da economia local, a promoção regional e a geração de novas oportunidades. “A Cruz de Todos os Povos, em construção no Morro da Gurita em Divinópolis, projeta-se para ser uma das maiores do mundo, com cerca de 74 metros de altura, com estrutura metálica e iluminação, ela completa a “Santíssima Trindade” de monumentos, juntando-se às cruzes construídas no Líbano e no México. Acreditamos que não só a cruz, mas todo o entorno tem potencial para ser transformado num ponto turístico atraindo visitantes de várias partes do mundo, gerando emprego e movimentando a economia”, destacou.
O desenvolvimento da réplica foi conduzido no Laboratório 4.0 do SENAI, ambiente voltado à aplicação prática de tecnologias da Indústria 4.0. O trabalho envolveu etapas de modelagem tridimensional, desenho técnico em software especializado, fatiamento do projeto e impressão 3D, além dos processos de acabamento e montagem. Essas mesmas tecnologias são utilizadas pelo SENAI para apoiar a indústria no desenvolvimento de protótipos, validação de produtos, redução de custos e ganho de eficiência, demonstrando a versatilidade e o alto nível técnico das soluções oferecidas pela instituição.
