A delegação de brasileiros que integra a Missão China, organizada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), participou nesta segunda-feira (4/11) de uma capacitação empresarial exclusiva na Escola de Administração e Gestão da Universidade Tongji, em Xangai. O treinamento tratou de temas como a transformação de negócios, marketing, economia, inteligência artificial e digitalização.
O objetivo da capacitação é que os participantes entendam como a China se adapta rapidamente aos avanços tecnológicos, bem como às preferências de consumo e às demandas regulatórias, de forma que os empresários voltem ao Brasil com ferramentas valiosas para aplicar no mercado nacional e potencializar o impacto de seus negócios.
“A China é hoje nosso principal parceiro comercial e a gente precisa entender um pouco mais como o mercado chinês funciona e para onde ele está indo. Hoje, a densidade econômica da China é tão grande que ela consegue mover e fazer disrupções no mercado como um todo. Então, se nós estivermos a par do que a China está pensando e o que ela está elaborando para o futuro, nós vamos adaptar nossas empresas para atender essas mudanças que a própria China vai causar no mercado mundial”, destacou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe.
Ao todo, a delegação brasileira é formada por 42 empresários dos setores de extrativismo e mineração, alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos, construção civil e metal mecânica, além de parlamentares, governantes, lideranças sindicais e equipe técnica do Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEMG.
A missão acontece até o dia 8 de novembro e, além das capacitações empresariais, conta com visitas técnicas a indústrias chinesas e a participação na China International Import Expo (CIIE), considerada a maior feira de importação do país.
A iniciativa está sendo articulada pela FIEMG, no âmbito do convênio da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Apex-Brasil e Rede CIN.
Leia também:
– Governador Romeu Zema confirma participação em missão da FIEMG à China
– Missão da FIEMG promove fórum com investidores e empresários chineses
– Missão China visa ampliar relações comerciais entre Brasil e o país asiático
Thaís Mota
Imprensa FIEMG