Personalização e experiência do cliente da joalheria Manoel Bernardes, tradicional marca do setor em Minas Gerais, foi o tema de uma palestra na reunião do programa FIEMG Jovem, realizada na terça-feira (19/3), na sede da Federação, em Belo Horizonte.
O presidente da empresa, Manoel Bernades, falou sobre algumas momentos na trajetória da marca no mercado que motivaram decisões gerenciais. Segundo o empresário, tudo começou em 1944, quando o fundador a joalheira, cujo nome é o mesmo da marca, começou a vender gemas (pedras preciosas) de cor brasileira no exterior. Em 1970, empresa passou a atuar no varejo em BH.
Segundo Bernardes, a primeira grande transformação da empresa foi em decorrência do falecimento do fundador do empreendimento, o que levou a família repensar o modelo negócio, adotando uma governança mais horizontal entre os responsáveis pela marca
Nos anos 90 e 2000, contou Bernardes, a joalheria passou por novas experiências corporativas, “mas sem deixar de priorizar a qualidade dos produtos e foco nos clientes”, disse. Durante esse período, um dos desafios da marca foi acompanhar os movimentos do mercado e atender às expectativas do consumidor. “É preciso coragem parar fazer as mudanças necessárias, com visão de futuro, posicionamento estratégico, porém sem perder os valores da empresa”, observou.
No contexto varejista, o perfil dos clientes da empresa tem mudado nos últimos anos, sobretudo pela influência das redes sociais na jornada do consumidor, conforme a gerente comercial da joalheria, Andréa Bernardes. Nesse sentido, destacou a empresária, a joalheria tem afinado cada vez mais o relacionamento com o público mais jovem para entender os desejos desse segmento.
Izabella Lages, que conduziu a reunião, ressaltou que a palestra dos empresários foi importante, entre outros fatores, pela troca de experiências e aprendizado para os integrantes do FIEMG Jovem.
O case empresarial do encontro foi do Sicoob CrediFiemg, apresentado pelo superintendente de negócios da empresa, Bruno Fraga. Ele falou sobre a atuação da instituição financeira e os portfólio de serviços disponíveis para as empresas.
Rafael Passos
Imprensa FIEMG