Com temperaturas acima dos 30ºC, o calorão que tomou conta de grande parte do país nos últimos dias, inclusive em Minas Gerais, aguça a vontade do brasileiro se refrescar. E nada mais convidativo e saboroso para aliviar o clima quente do que o soverte. De diferentes cores e sabores, na casquinha, no pote e no picolé, o produto é uma paixão nacional e tem data comemorada neste sábado, 23 de setembro.
Quem celebra o Dia do Soverte é o presidente do Sindicato Intermunicipal da Indústria de Sorvetes (SindSorvete), Vagnaldo Fonseca. Otimista com o setor, ele espera um aumento das vendas do produto, especialmente com a proximidade da primavera, cujo início coincide com a data comemorativa, e do verão. As estações são consideradas alta temporada pelo segmento. “Estamos animados porque os empresários estão se preparando para o período de maior demanda”, diz.
“O produto fabricado aqui em nosso estado se diferencial pela qualidade e variedade de sabores. Eu percebo que o setor está se profissionalizando cada de vez mais, buscando conhecimento e diversificando os produtos”, observa o empresário.
Em Minas Gerais, o segmento faz parte do ramo alimentício, que tem um papel relevante na economia. Levantamento do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), mostra que o estado concentra 393 empresas fabricantes de sorvetes e outros gelados comestíveis, sendo 98% de micro e pequeno porte e 2%, de médio. Os empreendimentos mineiros representam 14% do volume nacional.
A pesquisa aponta que Minas ocupa o 2º lugar no ranking de postos de trabalho do setor no território nacional, com 2.597 empregos formais e massa salarial chega a R$ 4.149.644. Os dados são de 2020 e 2021, tendo como base a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do governo federal.
Qualificação e associativismo
Vagnaldo Fonseca destaca iniciativas importantes do sindicato para o fortalecimento do segmento no estado. O lançamento da Escola de Sorvete em parceria com o SENAI Lagoinha (Unidade Américo Renê Giannetti), na capital, em outubro de 2022, visando à qualificação da mão de obra, e as parcerias com fornecedores de matéria-prima e embalagens são lembrados.
Para marcar o Dia do Sorvete, o SindSorvete vai realizar duas ações no próximo fim de semana. No sábado, vão ser distribuídos picolés gratuitamente no Mercado Central, ponto turístico tradicional da capital, e no domingo (24/9) a ação acontece na corrida “Eu Amo Leite”, na Praça da Assembleia, em BH. O evento esportivo é organizado pelo Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados no Estado de Minas Gerais (Silemg).
Rafael Passos
Imprensa FIEMG