O Sindicato das Indústrias de Sorvetes e Congelados de Minas Gerais (SindSorvete) realizou, entre 14 e 18 de setembro, uma missão técnica à China. A comitiva reuniu 17 participantes, de 15 empresas, em uma agenda voltada ao conhecimento de novas tecnologias, tendências e práticas da indústria de sorvetes e da cadeia do frio.
A programação contou com cinco visitas técnicas. Entre as empresas visitadas estavam a Zhongpu Group Puyuan Machinery, fabricante de máquinas para alimentos congelados; a Tianjin Daqiaodao Food e a Tianjin Zhongjie Food, do setor alimentício; a Tianjin Master Logistics, especializada em automação e armazenagem refrigerada; e a Tianjin Wandashan Dairy, empresa chinesa que processa e distribui produtos lácteos .
Além disso, nos dias 16 e 17, a delegação participou da Ice Cream China Show, uma das principais feiras chinesas dedicadas ao setor de sorvetes, alimentos congelados e cadeia fria. O evento permitiu acompanhar soluções em máquinas, equipamentos, ingredientes, embalagens, refrigeração e logística.
A agenda incluiu ainda uma reunião com representantes da China Association of Bakery & Confectionery Industry (CABCI) com o objetivo de realizar uma breve conversa sobre a indústria de sorvetes na China e no Brasil. Além disso, durante um jantar de gala da feira, o presidente do SindiSorvete, Wander Bertolace, foi homenageado com uma faixa com a inscrição “Amizade Duradoura”, simbolizando a aproximação entre os mercados brasileiro e chinês.
A missão teve como objetivo ampliar o conhecimento dos empresários sobre o mercado chinês, fortalecer conexões internacionais e buscar referências que possam contribuir para a competitividade das empresas mineiras.
Imprensa FIEMG