No último dia 15 de dezembro, o Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI (CIT SENAI) sediou o Workshop CDT MADA (Centro de Desenvolvimento da Tecnologia de Manufatura Aditiva por Decomposição a Arco), um encontro de grande relevância para a indústria.
O evento contou com a presença de empresas parceiras do projeto DEDICAR (Desenvolvimento de Sistema Inteligente para Monitoramento e Controle do Processo de Deposição com Energia Direta com Arames), entre elas a ArcelorMittal, Belgo Arames, MRS Logística, Delp Engenharia, 3D Lopes e Strokmatic, além dos órgãos co-financiadores SENAI Departamento Nacional e EMBRAPII.
O Workshop foi projetado para destacar os avanços na competência de manufatura aditiva por deposição a arco, oferecendo uma oportunidade de interação para os envolvidos. O evento incluiu uma série de apresentações importantes:
– José Eduardo Santos Oliveira, especialista de Desenvolvimento Industrial do SENAI Departamento Nacional, discutiu as expectativas para o PDC SENAI DN.
– Osmar Moura e Diego Staub, dos Institutos SENAI de Inovação (ISI) Laser e ISI Embarcados, respectivamente, apresentaram seus institutos e competências.
– Fábio do Monte Sena, da Strokmatic, destacou as competências da empresa.
– Daniel Lopes, CEO da 3D Lopes, apresentou as competências de sua empresa.
– Breno Passoni, gerente de Redes de Inovação da EMBRAPII, apresentou o monitoramento dos projetos Basic Funding pela EMBRAPII, com foco no projeto DEDICAR.
– David Domingos, chefe de operações da empresa alemã Fraunhoufer IPK, parabenizou o projeto DEDICAR e compartilhou suas expectativas para cooperações no projeto DigiWAAM.
– Givan Martins Macedo Junior, Analista de Tecnologia do CIT SENAI, concluiu o evento com uma contextualização técnica do projeto DEDICAR.
O Workshop CDT MADA proporcionou uma valiosa oportunidade de compartilhar conhecimentos, estabelecer parcerias estratégicas e impulsionar a inovação na área. O projeto DEDICAR promete ser um marco importante na indústria, com o potencial de revolucionar o setor.
O CIT SENAI reafirma seu compromisso com a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico, fortalecendo a indústria brasileira e contribuindo para a inovação no país.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG