Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ganhou um novo viveiro de mudas e hortaliças, batizado de Haruji Miura. O espaço, cedido pela Cedro Mineração ao município, foi inaugurado em 22 de setembro e vai funcionar no Centro de Educação Ambiental. A iniciativa faz parte do Programa Aliança Ambiental Estratégica, uma parceria da FIEMG e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
Haruji Miura foi um imigrante japonês conhecido por trazer e cultivar cerejeiras no Brasil, especialmente em Nova Lima. Ele faleceu em agosto de 2025, aos 97 anos, e familiares o representaram no evento.
Dois dos momentos marcantes foram a apresentação das duas placas em homenagem a Haruji e o plantio de uma muda de cerejeira. Em seguida, houve a abertura oficial do espaço, permitindo que os convidados e autoridades conhecessem de perto a estrutura do viveiro.
Participaram também da inauguração o viveiro o prefeito de Nova Lima, João Marcelo Pereira, secretário municipal de Meio Ambiente, Gabriel Coutinho, presidente da Cedro Mineração, Lucas Kallas, vice-presidente jurídico e institucional da Cedro Mineração, Eduardo Couto, além das analistas de sustentabilidade do IEL Michele Mamedes e ambiental da SEMAD Ana Angélica Reis.
Imprensa FIEMG