Em 2 de abril, o FIEMG Lab, que funciona no P7 Criativo, no Centro de Belo Horizonte, foi o ponto de encontro de indústrias e startups durante a 4ª edição do Estação 4.0. A iniciativa é semestral e visa promover conexão e geração de oportunidades.
O encontro reuniu cerca de 150 participantes, 38 startups e 24 indústrias, que geraram 226 conexões em quatro horas, com rodadas de negócios. A programação do evento contou com paineis com especialistas que falaram sobre tendências de mercado. Com a participação do coordenador do FIEMG Lab, Igor Espírito Santo e das representantes das startups Evcomx e Geeco, Haline Laguardia e Allana Vieira, respectivamente, foi debatida a importância do relacionamento com o mercado B2B (relação comercial entre empresas), para o impulsionamento das vendas.
“Quando falamos em B2B, é preciso adaptar a solução e não ter uma proposta totalmente fechada. A meta de quem vende deve estar em sintonia com objetivos estratégicos da empresa e da pessoa que faz a ponte com ela”, disse o coordenador do FIEMG Lab. Na sequência, foram apresentadas propostas e soluções complexas do setor de mineração, que foram encontradas com a colaboração de parceiros estratégicos, com a presença da analista de inovação da Anglo American Daniele Vieira, do gerente de planejamento de minas na Vale, Gesner Santos, do CEO da Spin Mining, Eduardo Vieira, e do CEO da Evcomx, Rodrigo Vecchia.
“A inovação precisa de consistência e, por isso, para a tecnologia fomentar a produtividade, é necessário a colaboração das duas partes, startup e empresa que a contrata”, observou Daniele Vieira.
Conexão que constrói o futuro da indústria
Durante o Estação 4.0, o superintendente do IEL/MG e presidente do P7 Criativo, Gustavo Macena, avaliou que as indústrias encontram no FIEMG Lab uma ponte para a conexão com a inovação, as startups e o mercado, obtendo bons resultados. “A robustez da indústria traz o avanço tecnológico em questões de inovação. Para mim, ver o auditório cheio é a realização de um sonho”.
O presidente do Conselho de Tecnologia e Inovação da Indústria da FIEMG, Matheus Pedrosa, e a gerente de inovação aberta do IEL e do FIEMG Lab, Mariana Yazbeck, reforçaram a importância do encontro na geração de conexões, escuta às dores e demandas das empresas, compreensão de novas ferramentas e soluções visando eficiência e produtividade. O próximo Estação 4.0 está previsto para junho de 2025 e o programa pode ser realizado em edições itinerantes.
Imprensa FIEMG