Na quinta-feira (24/4), o Expresso FIEMG Lab, evento mensal promovido na sede do hub, no P7 Criativo, em Belo Horizonte, à comunidade de indústrias e startups, fomentou discussões relevantes sobre temas emergentes para empresas: ESG e inteligência artificial.
Os casos de sucesso do programa “Waste do Value”, destinado a tratar da mineração circular na Vale, foi apresentado pelo gerente de Projetos Estratégicos de Mineração, Francisco Manesco. O executivo trouxe exemplos práticos já implantados nas minas, entre eles a geração de novos produtos como areia e blocos para construção a partir do reaproveitamento de rejeitos. O programa tem como base a geração mínima de resíduos na produção de minério de ferro e a promoção de valor a toda cadeia produtiva.
Segundo Manesco, o programa tem mais de 150 iniciativas em realização na empresa e, cerca de 12 milhões de toneladas de minério já foram produzidas com base nas premissas da iniciativa. A recente parceria firmada entre a Vale e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com aplicação de cerca de R$ 6 milhões de investimento por parte da Indústria ao projeto “Colab da Mineração Circular”, também faz parte do programa e visa fomentar a inovação e pesquisas no tema.
As apostas da Gerdau em inteligência artificial e gêmeos digitais, foram apresentadas pelo gerente geral de portfólio digital da Gerdau, Rafael Oliveira, que analisou os resultados da empresa na adoção das tecnologias, que já apontam êxito em aumento da produtividade, redução do tempo de respostas, promoção e diagnóstico de processos. Por meio dos Gêmeos Digitais, é possível realizar a virtualização das plantas industriais e acompanhar o sequenciamento da produção, entre outros benefícios.
Oliveira relembrou a parceria com o FIEMG Lab e a sua importância para o desenvolvimento de desafios de inovação para a organização. “Convivo com o FIEMG Lab desde 2018. Para nós da Gerdau, é um orgulho fazer parte dessa iniciativa e ser a primeira empresa a fazer parte do grupo de Indústrias do Futuro”, diz.
A programação também contou com pitches das startups parceiras, que têm soluções em sinergia com os temas apresentados no dia do evento. Cerca de 40 participantes usufruíram das atividades, que foram finalizadas com happy hour e degustação de produtos da Cervejaria Capapreta, Indústria do Futuro, integrante dos programas do FIEMG Lab.
Clique aqui e veja mais fotos do evento
Imprensa FIEMG