O FIEMG Anjos realizou, no dia 16 de janeiro de 2026, o primeiro investimento de sua história, direcionado à Oppem, indtech de Belo Horizonte com mais de oito anos de mercado.
A startup desenvolve plataformas que digitalizam e integram a gestão contratual das indústrias, promovendo mais segurança, rastreabilidade e eficiência operacional. A Oppem é um case do FIEMG Lab e foi campeã nacional do ranking 100 Open Startups em 2024.
Segundo Rafael Gontijo, CEO da Oppem, a escolha do FIEMG Anjos como parceiro estratégico vai além do aporte financeiro. “O FIEMG Anjos foi escolhido como parceiro de investimento pelo potencial comercial e pela proximidade real com a indústria. Mais do que o capital, buscávamos uma parceria que agregasse relacionamento, visibilidade e acesso a oportunidades. O modelo adotado reflete esse alinhamento, com baixo apetite à aquisição de participação societária, preservando o equilíbrio acionário e a autonomia da empresa para crescer de forma saudável e sustentável”, afirma Gontijo.
Formado por sócios e executivos da indústria que investem capital próprio em indtechs, o FIEMG Anjos é uma iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi. Em 2025, o programa analisou mais de 220 startups e incorporou 26 novos investidores-anjo.
Para Rodolfo Zhouri, consultor de Venture Capital da FIEMG, o investimento também representa uma aposta em um modelo ainda pouco estruturado no país. “O mercado brasileiro historicamente investe pouco em soluções voltadas à indústria, principalmente por causa do tempo necessário para validação e contratação. Ao conectar startups diretamente ao ambiente industrial, conseguimos reduzir barreiras, acelerar decisões e criar um caminho mais curto entre inovação e adoção”, explica Zhouri.
O investimento marca um momento estratégico para a FIEMG, fortalece a trilha FIEMG Lab – FIEMG Anjos – Indústria e evidencia a maturidade do ecossistema mineiro de inovação.
Imprensa FIEMG