Em um mundo cada vez mais conectado e digital, a inteligência artificial é uma realidade que impacta diretamente também a produtividade e competitividade das indústrias. Atento a esse cenário, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), por meio da Gerência de Projetos para Indústria, tem desenvolvido desde 2023 uma trilha de iniciativas e projetos cujo foco é sensibilizar, capacitar e apoiar indústrias e lideranças empresariais de Minas Gerais sobre o tema.
“Essas ações são transversais com abordagens estratégicas e aplicadas e envolvem, por exemplo, letramento digital, capacitação de lideranças e assistência às empresas”, explica o gerente de Projetos para Indústria Thadeu Neves. Uma dessas iniciativas é o “Imersão IA para líderes”, voltado para empresários, que vai acontecer em julho, na FIEMG, em Belo Horizonte, cuja proposta é promover uma experiência intensa de aprendizado e troca sobre como liderar negócios na era da inteligência artificial. As 25 vagas da turma já estão preenchidas.
Internamente , a Gerência de Projetos para Indústria vem incorporando a inteligência artificial em sua atuação. O Collab IA 2025, por exemplo, envolveu a equipe em uma capacitação sobre conceitos e possibilidades da IA, promovendo reflexões práticas sobre como essa tecnologia pode ser aplicada no dia a dia da gerência e no apoio às indústrias mineiras.
Também em abril, foi finalizado o curso “Jornada Digital: IA para Negócios”, voltado para lideranças sindicais e empresariais, por meio de módulos ao vivo e gravada com aplicação prática. Com início em setembro de 2024, o curso proporcionou letramento digital e nivelamento de conhecimento em IA para líderes empresariais: “Aprendi que posso melhorar demais a minha produtividade diária e a das minhas empresas, pesquisando as ferramentas de I.A em todas as áreas possíveis e usando-as, exercitando-as, objetivando o aprimoramento contínuo”, disse o CEO da Casa Sol Embalagens e presidente do Sindicato das Indústrias de Celulose, Papel e Papelão de Minas Gerais (Sinpapel-MG), Alexandre de Miranda Gonçalves, participante dos cursos.
Já em outubro do ano passado, a IA foi tema de três palestras organizadas pela gerência na segunda edição do Imersão Indústria de 2024, principal evento do setor produtivo em Minas Gerais. Abordados a partir de casos reais, os assuntos foram “Liderança em tempos de IA: O equilíbrio entre tecnologia e relações interpessoais”, “Transformação e estratégia de vendas: Surpreendendo e atendendo clientes na era digital” e “Inteligência artificial aplicada aos negócios”. O público foi de cerca de 800 pessoas.
A IA foi novamente tema de uma palestra da gerência na primeira edição do Imersão Indústria de 2024, realizado em abril. Na ocasião, Tiago Moura, chief technology officer da Hop AI, falou sobre “Inteligência Artificial Aplicada na Gestão do seu Negócio” para um público de 146 pessoas. O objetivo foi explicar a interseção entre inteligência artificial e negócios, abordando de forma prática como aplicar a IA para impulsionar o sucesso empresarial.
“Mais do que promover cursos e eventos, o IEL tem se posicionado como referência no apoio à indústria mineira na adoção consciente e eficaz da inteligência artificial. O trabalho da Gerência de Projetos para a Indústria é um convite para que as empresas deixem de apenas acompanhar a transformação digital e passem a liderá-la”, Thadeu Neves.
Imprensa FIEMG