O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) lançou, nessa segunda-feira (28/4), a 24ª turma do Programa de Desenvolvimento de Conselheiros. Um encontro no formato remoto marcou o começo das atividades e apresentou aos participantes algumas particularidades do curso, como os temas abordados e ações previstas.
Profissionais de diferentes setores econômicos compõem a nova turma e são oriundos da indústria, administração pública, agronegócio, educação, setor de finanças, serviços, comércio e outros. Alguns deles, inclusive, já atuam em conselhos de administração de empresas e entidades.
Lançado em 2019 a partir de uma demanda do presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, o programa já capacitou mais 800 pessoas e, nesse período, ele vem sendo remodelado a partir do feedback dos participantes, segundo Gustavo Macena, superintende regional do IEL e presidente do P7 Criativo, que participou do lançamento da nova turma. Além disso, Macena destacou que a diversidade da turma, que tem 50 pessoas, contribui para a riqueza dos debates que serão fomentados ao longo do programa, além da troca de experiência e conhecimento.
Gerente de Educação Executiva do IEL MG, Márcia Azevedo, que conduziu o encontro, detalhou a dinâmica do curso e citou as disciplinas que serão abordadas pelos professores. Entre elas, estão gestão de riscos e compliance, governança corporativa, legislação societária, relações institucionais e governamentais, meio ambiente e estratégia e monitoramento de desempenho.
O propósito do curso é “promover a discussão sobre a efetividade do papel dos conselheiros, aprimorando a prática da gestão eficaz, baseada nos princípios da transparência, equidade e responsabilidade corporativa”, disse Márcia. O programa prevê ainda a apresentação de um trabalho final no formato de estudo de caso e visitas técnicas. A carga horária é de 80 horas, tendo aulas online e ao vivo.
O evento de início da 24ª turma de conselheiros teve ainda a participação de Júlio Damião, presidente do Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças de Estado de Minas Gerais (IBEFMG), que proferiu uma palestra sobre “Análises de cenários econômicos para conselheiros”, abordando diferentes vertentes do tema.
Imprensa FIEMG