Temas essenciais que permeiam a sucessão em empresas familiares foram debatidos durante o workshop Sucessão de Sucesso, realizado na sexta-feira (16/8), em Belo Horizonte, pelo programa FIEMG Jovem. O evento teve a participação de empresários, empreendedores e executivos de empresas de diferentes segmentos que compartilharam as experiências deles à frente dos negócios.
Fundador do FIEMG Jovem, o presidente da Flávio Roscoe foi um dos palestrantes convidados e ele falou sobre a importância de uma sucessão bem implementada a partir de critérios claros e objetivos e como esse processo influencia nos resultados da empresa. “Discutir sucessão familiar é discutir a perenidade da empresa”, afirmou Roscoe ao destacar a necessidade de os gestores planejar estrategicamente a passagem de funções e cargos entre familiares.
Roscoe considera, por exemplo, que problemas entre pais e filhos podem, em algum momento, impactar negativamente os negócios. Desse modo e para evitar contratempos, o líder empresarial sugeriu que a sucessão familiar deve estar ancorada na governança corporativa, ética e transparência. Além disso, ele vê como fundamental o treinamento dos futuros gestores.
Ao longo do dia, o público que participou do workshop teve a oportunidade de conhecer histórias de sucesso marcadas por desafios e superação contadas por quem vivenciou a sucessão familiar, seja quem assumiu cargos de direção em empresas consolidadas e longevas ou transferiu a responsabilidade para os familiares. Foram os casos da diretora superintendente e membro do conselho de administração da Líder Aviação, Bruna Assumpção, e da diretora do Grupo Hope, Sandra Chayo. Ambas falaram do trabalho delas na condução dos negócios, bem como do legado deixado pelos fundadores dessas empresas.
Tanto Bruna quanto Sandra têm experiência no mundo corporativo por terem atuado em diferentes setores da Líder Aviação e do Grupo Hope, o que, segundo elas, contribui no exercício de cargos de liderança.
Consultora e especialista em governança familiar, corporativa e planejamento sucessório, a jornalista Juliana Costa Gonçalves apresentou alguns argumentos que reforçam a relevância das empresas para a economia do Brasil. De acordo com ela, o segmento responde por 65% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e 75% da força de trabalho.
Dada essa magnitude, Juliana entende ser preciso compreender e refletir acerca dos desafios que envolvem a sucessão que, para ela, “deve ser conduzida com sabedoria, empatia e visão de longo prazo”.
“No ambiente corporativo, a sucessão é um processo de transferência de poder nas decisões empresariais, de conhecimento e constitui-se com a mudança de patrimônio entre gerações. Sucessão envolve aspectos técnicos e socioemocionais porque somos seres humanos, com frustrações e desejos”, acrescentou.
Troca de conhecimento
O superintende do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em Minas Gerais, Gustavo Macena, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e conselheiro fiscal da CEMIG, Carlos Arruda, e consultora de projetos de estratégia e governança para famílias empresárias e empresas familiares, Gilda Alves, participaram de um painel cujo tema foi identificando a maturidade da família empresária . Durante o painel, foi apresentado um estudo desenvolvido pela Cambridge, com o apoio da Gerência de Projetos da Indústria do IEL e do SICOOB Credifiemg, baseado nos participantes do FIEMG Jovem.
Já Ricardo Moreira, sócio-fundador da VMS Advogados e mestre em direito societário, e Leonardo Montesanto, fundador da Coffee ++, ministram palestras sobre “estratégias e ferramentas para garantir a perenidade de uma empresa” e “influência da cultura organizacional”, respectivamente.
O workshop teve também a participação de Ricardo Valadares Gontijo, engenheiro e fundador da Direcional Engenharia, que falou sobre a trajetória dele na construtora e o processo sucessório que envolveu o filho do empresário.
Presidente do FIEMG Jovem, Izabella Lages encerrou o evento, agradecendo a presença dos integrantes do programa e participação enriquecedora de todos os palestrantes. “Todos nós tivemos a oportunidade de conhecer experiências incríveis de primeira, segunda e terceira geração que servem de aprendizado”, afirmou.
Clique aqui e veja mais fotos do evento
Rafael Passos
Imprensa FIEMG