Uma reunião realizada na tarde de terça-feira (20/01), na Prefeitura de Montes Claros (MG), marcou a visita do presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Leandro Pinheiro Safatle, e da diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Saúde, Fernanda De Negri, ao município. Eles atenderam convite do presidente do QUIFARMO (Sindicato Intermunicipal das Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Montes Claros), Walker Lahmann – que também é diretor executivo da EUROFARMA – para conhecer o Polo Farmacêutico local e o papel estratégico do setor no desenvolvimento econômico e industrial da região e do Brasil. Cerca de 25% dos fármacos exportados pelo Brasil e 20% para Minas Gerais, saem de Montes Claros, município localizado no Norte de Minas Gerais e que se consolida como segundo maior polo farmacêutico do país, recebendo grandes indústrias do setor.
Na reunião, foram destacadas as potencialidades do setor farmacêutico de Montes Claros, o perfil tecnológico das indústrias instaladas, as ações em andamento, as perspectivas de crescimento, o impacto no mercado de trabalho e a necessidade de formação de mão de obra qualificada para atender à demanda do segmento. Após a reunião, o presidente da ANVISA destacou que “Montes Claros tem um polo muito importante para o país, dentro do setor farmacêutico. Um polo que hoje exporta a maior parte da produção de medicamentos que o Brasil produz. Medicamentos que são essenciais para a saúde brasileira”, afirmou Safatle.
Para ele, “o trabalho que tem sido desenvolvido em Montes Claros e a produção que tem sido feita aqui são fundamentais para o país, e a Anvisa está apta a trabalhar para que esse processo continue sendo feito da melhor forma possível”, disse.
O presidente da FIEMG Regional Norte, Adauto Marques Batista, mostrou à comitiva que o Polo Farmacêutico de Montes Claros se consolida como um dos mais importantes do país, com grandes indústrias do segmento e importante produção de fármacos. “A FIEMG cumpre um papel importante para isso: abre caminhos para a vinda dessas indústrias e facilita o contato e a interação com os governos, em todas as esferas, e com importantes órgãos de fomento, como a SUDENE”.
Participaram ainda do encontro, Guilherme Guimarães, prefeito de Montes Claros; o vice-prefeito Otávio Rocha; secretários municipais; técnicos do governo federal; representantes do setor educacional, entre outros.
Na sequência, a comitiva fez uma visita técnica à unidade que a Eurofarma está construindo em Montes Claros, onde conheceu de perto as atividades desenvolvidas pela indústria e os investimentos que estão sendo realizados que transformam a unidade em uma das maiores do segmento farmacêutico na América Latina.
Rosangela Silveira
Imprensa FIEMG Regional Norte




