Com uma atuação estratégica voltada ao fortalecimento da inovação no setor produtivo mineiro, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) de Minas Gerais, por meio da sua Gerência de Projetos para a Indústria (GPI), foi um dos principais responsáveis pela ampla mobilização de empresas em torno do edital Compete Minas 2025, promovido pela FAPEMIG. O programa incentiva o investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e, neste ano, registrou um recorde de propostas submetidas no estado.
Ao longo de 11 semanas de divulgação ativa, a equipe do IEL alcançou mais de mil indústrias, promovendo orientações personalizadas, materiais explicativos e reuniões individuais com empresários e representantes de instituições de ciência e tecnologia (ICTs). As ações resultaram em 86 participantes de 60 empresas em eventos e lives organizados pela GPI, além de 27 empresas orientadas diretamente sobre o processo de submissão de propostas.
Para Matheus Pedrosa dos Reis, CEO da Fralía Cacau Brasil e presidente do Conselho de Tecnologia da FIEMG, o engajamento foi histórico. “Após o alinhamento entre FIEMG, setor produtivo e FAPEMIG, tivemos um número recorde de projetos. É uma nova realidade — antes faltavam projetos para os recursos; agora, faltam recursos para tantos projetos. Essa ação coordenada entre governo, academia, centros tecnológicos e mercado é fundamental para desenvolver a inovação em nosso estado.”
O presidente da FAPEMIG, professor Carlos Arruda, também destacou o impacto da mobilização conjunta. “O resultado preliminar mostra a força da parceria entre FAPEMIG e IEL na divulgação dos editais e no engajamento das empresas. Foram 701 propostas apresentadas, com destaque para a participação de pequenas empresas e o número expressivo de projetos desenvolvidos em parceria com ICTs. É um marco na jornada de inovação em Minas Gerais.”
Para Tasso Foresti Galhano, presidente do SINAEES e diretor-presidente da ATI Automação e Tecnologia, a sinergia entre entidades foi essencial. “O SINAEES teve papel relevante na submissão e apoio à divulgação do Compete Minas. Todos os projetos submetidos pelos nossos associados que participaram do FIEMG Competitiva foram aprovados, mostrando que essa união pela competitividade é realmente eficaz.”As ações coordenadas pela GPI do IEL reforçam o compromisso da instituição em conectar indústria, governo e academia, impulsionando o desenvolvimento tecnológico e a competitividade de Minas Gerais.
Imprensa FIEMG