Foi anunciada hoje, dia 6 de novembro, em Shangai, China, a implantação de uma fábrica de testes rápidos na cidade de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais. O empreendimento, que deve ser inaugurado em 2024, tem o aporte de R$ 17 milhões e irá gerar cerca de 100 empregos. A unidade da Celer Biotecnologia vai produzir testes que fornecem diagnósticos imediatos para questões relacionadas à saúde. “Isso significa melhoria no atendimento médico em todo o Brasil. O diagnóstico é aplicado na hora. Você simplesmente extrai o sangue ou a saliva e tem o resultado imediatamente. Isso elimina o envio de material para laboratórios”, disse Romeu Zema, governador do Estado, ao comentar o acordo com a empresa.
O acordo entre a Celer e o governo do Estado de Minas Gerais foi celebrado durante uma das agendas da Missão China, que está sendo realizada até dia 12 de novembro. A comitiva, capitaneada pela FIEMG, tem o objetivo promover debates que possibilitem oportunidades de negócios entre os dois países. “A instalação desta fábrica no Norte de Minas mostra o potencial de Minas Gerais para receber negócios voltados para o setor de tecnologia e inovação, como os das áreas médicas”, afirma Flávio Roscoe, ressaltando que a expectativa é que a produção de testes e autotestes no estado auxilie a baratear os produtos.
Missão China – A Missão conta com o patrocínio máster da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMGE), Vale, Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), J.Mendes e Gerdau, parceria da Arcelormittal e Samarco e apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e do Conselho Empresarial Brasil China (CEBC).