Em nome da solidariedade, cerca de oitenta estudantes do SENAI Contagem CEDETEM – Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Madeira e do Mobiliário Petrônio Machado Zica Petronio – fabricaram mais de duzentos móveis que serão doados às famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Entre os itens estão berços, bancos, baús, camas, armários, entre outros.
Além de ajudar as vítimas das fortes chuvas que atingiram a região, a ação ‘’Desafio Rio Grande do Sul’’ busca estimular a criatividade e autonomia dos alunos. Luiz Otávio Campolina, gerente da unidade SENAI Contagem CEDETEM, destacou a importância da iniciativa, que integrou conceitos de design e marcenaria. Inicialmente planejado para envolver dois grupos, o projeto se expandiu rapidamente, com a participação de quatro turmas de aprendizagem industrial e marcenaria. Segundo Ricardo Alex, supervisor técnico da unidade, fatores como facilidade de montagem, deslocamento e segurança foram levados em conta pelos estudantes no momento da fabricação dos móveis, diante das dificuldades enfrentadas pelos gaúchos. Hermes Lopes, instrutor do curso de marcenaria, lembra que os itens produzidos ‘’seguem as orientações da ABNT para garantir a funcionalidade perfeita’’. Ele afirma que participar da ação e acompanhar o empenho, organização e precisão dos alunos foi gratificante.
Para Aline Marques, aluna da escola, o ‘’Desafio Rio Grande do Sul’’ foi uma experiência transformadora, já que as turmas precisaram considerar cada uma das necessidades das famílias que receberiam os móveis. Vinícius Soares, que também participou da iniciativa, ressalta que ‘’cada peça foi feita com muito cuidado e atenção pela equipe’’.
Mais informações sobre a unidade SENAI Contagem CEDETEM estão disponíveis neste link.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG