Iniciativas para a implementação de políticas estruturantes do setor mídia externa, conhecida também como “Out Of Home” (OOH), foram debatidas por empresários, profissionais e representantes do poder público na reunião Câmara da Indústria da Comunicação da FIEMG realizada na quinta-feira (30/1). O encontro, o primeiro de 2025 do colegiado, foi conduzido pelo seu presidente, Rodrigo Fernandes.
Apesar do avanço da tecnologia e da influência das big tech no mercado publicitário, Fernandes entende que o setor de OOH vem reconquistando o seu espaço no mercado da comunicação. Isso, segundo ele, se deve “à articulação das empresas do setor para superar os desafios em comum e a união com o poder público, especialmente na adoção de políticas de regulação de fiscalização”.
Rodrigo Fernandes acredita que Belo Horizonte possa assumir um protagonismo entre as grandes cidades brasileiras e criar espaços regulamentados para a mídia exterior. Nessa direção, ele citou Projeto de Lei 911/2024, que flexibiliza as regras de instalação de estruturas de publicidade luminosa com tecnologia LED em Belo Horizonte
Autor do PL, o vereador Wanderley Porto foi um dos convidados da reunião e explicou que a proposta foi concebida para estimular atividades culturais, sociais, econômicas, turísticas e de negócios em áreas com reconhecida vocação na capital, com destaque para o Centro da capital. O parlamentar considera importante impulsionar e regulamentar adequadamente a mídia exterior em espaços urbanos e desconstruir a narrativa de que esse tipo de publicidade implica poluição visual. O projeto foi aprovado pela casa em dois turnos no fim de 2024 e vai seguir para a sanção do prefeito, segundo informou o vereador.
Para fortalecer e expandir o setor, a Câmara da Indústria da Comunicação criou um grupo de trabalho específico sobre o tema e quem vai coordená-lo é o empresário Alex Sandro dos Santos. Ele é presidente do Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior no Estado de Minas Gerais (Sepex-MG) e vai articular as ações do grupo, que tem a participação de empresas, associações, sindicatos e cooperativas.
Santos agradeceu à Câmara e à FIEMG pelo apoio ao segmento de mídia exterior e disse que os trabalhos terão como pilares temas ligados à tecnologia, ao mercado, à legislação e à capacitação. “A tecnologia está em constante evolução e o setor de mídia exterior precisa estar atento a esse segmento para oferecer os melhores produtos ao mercado”.
A secretária de comunicação da Prefeitura de Belo Horizonte, Andrea Loureiro, e a superintendente de comunicação da Câmara Municipal da capital, Raquel Vasconcelos, participaram também do encontro. Representando cada poder, ambas se colocaram à disposição para debater soluções e caminhos para o crescimento empresas de OOH e reafirmaram a parceria do Executivo e Legislativo com o setor.
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Rafael Passos
Imprensa FIEMG