Integrantes da Câmara da Indústria de Metalurgia, Siderurgia e Mineração da FIEMG se reuniram, nesta quarta-feira (29), para avaliar os desafios e as oportunidades para o segmento em 2024.
Durante a abertura do encontro, Bruno Melo Lima, presidente do colegiado, demonstrou preocupação com as incertezas jurídicas, tributárias e econômicas do país. Apesar disso, ele destacou a força do setor produtivo brasileiro, responsável por gerar emprego e renda para milhões de pessoas. Fausto Varela, presidente do Sindicato da Indústria do Ferro do Estado de Minas Gerais (Sindifer) e do CIEMG, e Luís Márcio Viana, presidente do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra), também participaram da reunião.
Em seguida, a gerente de responsabilidade social da FIEMG, Luciene Araújo, explicou o funcionamento dos ‘’Investimentos Sociais Privados’’, ou ISPs, que permitem que empresas de todo o país financiem ações de interesse público nas áreas social, ambiental, cultural, etc. Atualmente, segundo ela, a maior parte dos repasses voluntários de recursos se dá por meio das leis de incentivo. Luciene também apresentou aos membros do grupo de trabalho o Comitê ESG da FIEMG, criado recentemente com o intuito de contribuir, a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com o planejamento estratégico da Federação.
Na sequência, o gerente de unidade e negócios do SENAI Centro 4.0 e SENAI Centro de Treinamento da Tecnologia da Informação, Guilherme Braga Fiorino, falou sobre as modalidades de aprendizagem, cursos técnicos, especializações e capacitações oferecidas pela instituição. De acordo com ele, o grande diferencial do SENAI está relacionado à empregabilidade dos alunos após a conclusão dos cursos.
Por fim, o diretor executivo da Agência para o Desenvolvimento e Inovações do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), Roberto Xavier, detalhou algumas das funções e missões da entidade a curto, médio e longo prazos. Além disso, representantes da Atlântica Minas e da Carmeuse anunciaram novos investimentos em municípios mineiros.
Confira mais fotos do encontro:
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG