Integrantes da Câmara da Indústria de Metalurgia, Siderurgia e Mineração da FIEMG se reuniram nesta quarta-feira (27) na sede da Federação, em Belo Horizonte. O encontro teve como pauta temas ligados aos créditos de ICMS e projetos de expansão industrial e infraestrutura viária, encerrando o calendário de atividades do grupo de trabalho em 2024.
O presidente do colegiado, Bruno Melo Lima, destacou a importância das discussões realizadas ao longo do ano. “Tivemos muitas trocas produtivas, e estas reuniões são essenciais para conectarmos empresários e especialistas em busca de soluções e oportunidades para o setor,” afirmou. Ele também celebrou o avanço do emprego no Brasil, mas demonstrou preocupação com as contas públicas e os gastos do Governo Federal.
Em seguida, a gerente de Assuntos Tributários da FIEMG, Rita Eliza Costa, apresentou atualizações sobre as tratativas relacionadas ao uso de créditos de ICMS pela indústria, apontando os avanços e as questões ainda em debate no estado. Segundo ela, ‘’existe uma tendência de piora no quadro do acúmulo de créditos do imposto estadual’’, e, por isso, ‘’o assunto tem sido um ponto de atenção da Federação’’.
Maurício Antônio Cavalli Junior, gerente de Engenharia da concessionária EPR Via Mineira, encerrou as apresentações com informações sobre os investimentos em infraestrutura viária previstos no contrato da empresa para a gestão da BR-040, no trecho que liga Belo Horizonte a Juiz de Fora. Ele também reforçou o impacto dessas ações para a mobilidade e o desenvolvimento regional. Ao todo, a concessionária destinará R$ 8,7 bilhões para investimentos e serviços operacionais.
Após a reunião, os integrantes da Câmara da Indústria de Metalurgia, Siderurgia e Mineração participaram de um almoço de confraternização.
Clique aqui e confira mais fotos do encontro.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG