A FIEMG sediou, nesta quinta-feira (9/10), a 53ª Reunião do CIE-COIC/CBIC/SINDUSCON-MG/FIEMG, promovida pela Câmara de Obras Industriais da Federação. O encontro contou com a participação de lideranças setoriais e representantes das principais entidades da construção industrial do país, com foco no alinhamento de projetos em andamento, novas ações de capacitação e fortalecimento da atuação institucional.
A reunião foi aberta pelos representantes das entidades participantes, e logo em seguida o vice-presidente de Obras Industriais e Corporativas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e presidente da Câmara de Obras Industriais da FIEMG, Ilso Oliveira, apresentou os projetos prioritários da Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC). “Nosso foco é estimular a modernização das obras industriais no Brasil, com iniciativas que promovam eficiência, segurança e competitividade para o setor”, afirmou.
Representando a FIEMG, o engenheiro Pedro Nery, membro da Câmara de Obras Industriais, falou sobre as diretrizes do colegiado e sua atuação integrada com o setor produtivo mineiro. “A Câmara tem como objetivo conectar o setor produtivo aos principais temas de interesse da engenharia e da indústria. Buscamos traduzir demandas em propostas práticas, com foco no desenvolvimento industrial do estado”, explicou.
Na sequência, o Guia Prático de Gestão Compartilhada foi apresentado por Marcelo Figueiredo, membro do Comitê de Inteligência Estratégica (CIE)/COIC/CBIC, e por Nícolas Santos, gestor de Projetos da COIC/CBIC. O curso tem como objetivo capacitar equipes envolvidas em projetos com múltiplos agentes. “A gestão compartilhada em obras industriais é uma ferramenta que contribui para o alinhamento entre contratantes e contratadas, reduzindo riscos e otimizando os resultados dos projetos”, destacou Figueiredo.
Encerrando as apresentações, o presidente da COIC e vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais(SINDUSCON-MG), Marcelo Abreu, compartilhou os principais pontos da pauta da comissão, com destaque para a necessidade de articulação entre empresas e órgãos públicos. “Precisamos atuar de forma unificada para valorizar a engenharia nacional e garantir que nossas empresas tenham condições de competir com qualidade, inovação e segurança”, disse.
O grupo também participará do14º Roadshow da Câmara Brasileira da Indústria da Construção. O evento acontece no dia 9 de outubro, das 16h às 18h30, de forma híbrida (presencial e on-line), com transmissão direto da sede da FIEMG, em Belo Horizonte (MG).
Com o tema “Obras Industriais: O Mercado e a Maturidade das Empresas”, o encontro vai reunir especialistas e lideranças empresariais para discutir tendências, desafios e oportunidades do setor. A proposta é trazer cases, fortalecer a troca de experiências e apontar caminhos para o aumento da competitividade, a valorização da engenharia e o avanço da inovação nas obras industriais.
Clique aqui e confira mais fotos da reunião.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG