A Faculdade SENAI foi palco, no dia 22 de março, de um evento totalmente dedicado à despertar a curiosidade e o interesse de jovens pelas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática: o Science Days. Realizado em Contagem, na RMBH, o encontro reuniu centenas de estudantes das Escolas SESI e de unidades de educação particulares e públicas em um dia de muito conhecimento e diversão.
O evento está em sua 8ª edição no Brasil, sendo que o estado de São Paulo recebeu o Science Days nas cidades de São José dos Campos (14 a 15/03) e Campinas (19 a 20/03). Em Minas Gerais, pela primeira vez o Science Days é realizado pelo SESI e SENAI-MG. As parcerias ficam por conta de Full Sail University, SES, AWS, The Michaelis Foundation for Global Education, U.S Embassy and Consulates in Brazil, IFLY Brazil, Copasa, Trevinho e Salgadinhos Click.
Um dos participantes da abertura do Science Days foi Ricardo Aloysio, gerente de Educação e Tecnologia do SENAI-MG. “Estamos muito felizes em realizar esse evento. Estamos com a unidade cheia, mesmo sendo feriado na cidade, o que significa que a meninada está ligada na importância da inovação e da tecnologia. Espero que em 2025 o nosso evento seja ainda muito maior”, disse, pontuando que o Science Days está ligado diretamente com a missão do SESI e do SENAI, que é formar os estudantes com o que se tem de melhor no setor de tecnologia. “E acreditamos muito no potencial desta geração, que está muito preparada para lidar com este novo mundo, que está em constante evolução e mudanças”, ressaltou.
Já Katherine Earhart Ordoñez, cônsul dos Estados Unidos em Belo Horizonte, comentou que esta é a primeira edição do Science Days em Minas Gerais e que ela é marcada por uma data muito especial: a celebração de 200 anos das relações de cooperação entre Brasil e os EUA. “Temos parcerias em diversas áreas, na economia, educação e no desenvolvimento científico. É muito gratificante investir em um programa como este e o SENAI 4.0 é um lugar perfeito para esse encontro, pois é um ambiente que respira a inovação e a tecnologia deste a sua criação”, afirmou Ordeñez.
Conquista do espaço – A palestra de abertura foi conduzida por Jeff Michaelis, presidente da Michaelis Foundation, especialista em pesquisa de exploração espacial e consultor do International Space Academy que apresentou o tema “A nova geração de exploradores espaciais”.
“Quem faz o evento são vocês, que estão aqui, assistindo, e todas as pessoas que estão por trás da produção, que se dedicaram durantes dias para que esse momento acontecesse”, disse.
Segundo ele, o mesmo acontece na conquista do espaço. Para além dos conhecidos astronautas, existe o trabalho de equipes gigantescas, de engenheiros, matemáticos e centenas de profissionais. “Hoje o espaço é dividido com empresas privadas e não é exclusividade do setor público. Atualmente temos astronautas particulares, que são contratados para ir para o espaço. Por isso, o próximo astronauta pode estar dentro desta sala, pode ser um de vocês”, disse, lembrando que Victor Hespanha, um astronauta comercial, é de Belo Horizonte. “Ele é engenheiro de produção e é o segundo brasileiro a fazer um voo suborbital, pela companhia Blue Origin”.
Também destacou que itens de nosso dia a dia, como os modernos celulares, ou o mecanismo de dar ré nos carros, foram criados para resolver problemas práticos das viagens espaciais. “São heranças que minha geração deixou para vocês. Agora, queremos saber como vocês podem contribuir para que a inovação e tecnologia continuem a acontecer, de forma firme e constante”.
Uma programação para curiosos de todas as idades – O Science Days contou com mesas redondas, bate-papo com os convidados especiais, oficinas, filmes, música e muito mais. Ao todo, 18 escolas participaram do evento e a Faculdade SENAI – mais conhecida como SENAI 4.0 – foi tomada por 1.500 crianças e adolescentes, como Karolina Vitória da Silva Prado, de 10 anos.
Karol, como é chamada pelos amigos, quase caiu da cadeira ao entrar em uma experiência imersiva com óculos 3D. “Foi incrível, eu tentei pegar a lua e quase cair. Também vi a aurora boreal, a terra e senti até a perda da gravidade, quando entrei em órbita”, comenta, alegre, a estudante da Escola Municipal Jardim Felicidade. “Eu amo tecnologia e faço parte da equipe de robótica Felicitec. Já participamos três vezes do torneio de robótica do SESI e quero muito um dia trabalhar na área de inovação”, conta, sonhando em um dia, poder ver a lua diretamente do espaço.
Orquestra e mais palestras – No início da tarde, a orquestra SESIMINAS fez uma apresentação esplêndida com temas clássicos do cinema como: Piratas do Caribe, Star Wars, Psicose, Forrest Gump, O Poderoso Chefão e a Lista de Schindler, emocionando os participantes que aplaudiram de pé.
Uma palestra sobre a 4ª Revolução Industrial, com a abordagem na jornada da transformação, foi ministrada pelo gerente de Educação Profissional e Tecnologia do SENAI, Ricardo Aloysio. Ele provocou nos jovens a reflexão sobre todas as tecnologias atuais e como a rotina, de modo geral, ficou mais fácil. “Para essa nova geração, a indústria é bem diferente do que ficar picaretando carvão. A indústria tecnológica é rápida, descomplicada”, disse.
Além disso, a programação de Lorrane Olivet, engenheira, autora e ativista, embaixadora “ForWomeninScience” L’Oreal, John Sopelak, lad instructor da KSCIA International Space Academy, Rachel Timm, diretora da Escola SESI ACR, especialista em psicopedagogia e construtivismo, Julia Perez, da UFMG, Maria Paula Andrade, da PUC, e Débora Lana, diretora da Escola DHEL e técnica da equipe Amigos Droids de Robótica, dentre outras atrações.
Acesse aqui para ver as fotos do evento.
Denise Lucas e Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG