Já imaginou um museu repleto de luzes, jogos interativos de realidade aumentada, histórias impressionantes e experiências únicas, como ter a eletricidade conduzida na ponta dos dedos? É nesse ambiente futurista e didático que o Espaço CEMIG SESI de Eficiência Energética, situado no SESI Museu de Artes e Ofícios (MAO), na Praça da Estação, apresenta gratuitamente aos visitantes: uma divertida viagem sobre a história e a evolução da energia elétrica, ao mesmo tempo em que investe na formação de crianças, jovens e professores comprometidos com um mundo mais sustentável.
Inaugurado em 2020, por meio de uma parceria entre o SESI Minas e a Cemig, o Espaço CEMIG SESI de Eficiência Energética é um dos mais tecnológicos do país em sua área de atuação e foi desenvolvido para inserir o público no universo da energia de forma especial: unindo aprendizado com conscientização. Em quatro anos de funcionamento, foram recebidos 96.585 visitantes ao espaço, destas, 63.872 eram estudantes da rede pública de ensino atendidos com visitas mediadas com alunos e 7.215 professores de BH e RMBH. O Espaço também ofereceu oficinas dentro da temática de eficiência energética a professores e interessados no assunto, desde a sua inauguração.
“O Espaço se propõe como um ambiente de aprendizado e lazer, estimulando a reflexão dos visitantes sobre as necessidades atuais de conservação da energia e de outros recursos naturais, além de chamar atenção para a importância da sustentabilidade, da energia limpa e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU. Com interatividade e ludicidade, são inseridas discussões sobre os desafios que a humanidade tem para se desenvolver com sustentabilidade junto com o planeta”, avalia Matheus Herzog, engenheiro de eficiência energética da Cemig.
Atrações – O Espaço é alimentado por uma série de atrações tecnológicas, que fazem um convite à interação e ao conhecimento. Além de maquetes e exposições de artistas que usam matrizes energéticas em seus trabalhos, as atrações permanentes são a bobina de Tesla, que produz altas tensões e permite o acendimento de lâmpadas à distância; o gerador de Van de Graaf, capaz de literalmente arrepiar os cabelos dos visitantes apenas com o toque sobre sua estrutura; e as famosas esferas de plasma, passíveis de serem manipuladas com as mãos para que cada presente conduza os raios de eletricidade de forma única.
O espaço inclui ainda uma linha do tempo animada sobre a história da energia, apresentando marcos como a criação do telégrafo, da energia nuclear e do computador. O marco temporal também oferece uma série de efeitos especiais nostálgicos, trazendo para dentro do Museu barulhos de trovões, do telefone analógico e de conexões com a antiga internet discada, por exemplo. Outra atração de sucesso é um jogo sobre energia elétrica e sustentabilidade, propiciando que dois jogadores explorem o game simultaneamente, com óculos de realidade aumentada, para potencializar o conhecimento.
“As atrações provocam o saber e buscam, ainda, tornar mais palpável o conhecimento teórico que é ensinado nas salas de aula para os alunos. Para os adultos, as oportunidades de relembrar o aprendizado e imergir em uma atmosfera divertida e envolvente. Além disso, semestralmente são inauguradas exposições temporárias cuja curadoria envolve a escolha de obras de arte que conversam com a energia, consolidando um ambiente cultural e educacional completo”, avalia Matheus Herzog.
As visitas guiadas também contam com auxílio da tecnologia. Além dos guias do Museu, o Espaço CEMIG SESI de Eficiência Energética transformou a renomada professora Beatriz Alvarenga (1923-2023), mineira de Santa Rita de Itabira e pioneira no ensino de física no Brasil, em uma personagem de desenho que conduz os visitantes por todas as atividades do espaço, explicando sobre processos físicos de energia e sobre ações de conscientização.
Agendamento de visitas – As visitas devem ser agendadas com antecedência pelo whatsapp ou e-mail: (31) 99408-0192 e educativomao@fiemg.com.br. A visitação está disponível de terça-feira a sexta-feira, de 11h às 16h; e aos sábados e feriados, de 9h às 17h. Para democratizar o acesso ao Espaço CEMIG SESI de Eficiência Energética, os alunos de escolas públicas da região metropolitana de Belo Horizonte têm direito a ônibus cedidos pela Cemig, que levam e buscam os estudantes em suas respectivas unidades escolares.