A celebração do Dia Mundial da Água foi marcada nesta sexta-feira poratividades na Escola Municipal Padre Eulálio Lafuente Elorz, no bairro Maria Eugênia, em Governador Valadares. Mais de 150 alunos dos 4º e 5º anos participaram do evento, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA). A presença de diversas entidades comprometidas com a preservação dos recursos hídricos enriqueceu a programação, destacando a importância da água para o presente e o futuro da humanidade.
O tenente Diego Hussin, do Corpo de Bombeiros Militar, enfatizou o papel fundamental da água, inclusive no combate a incêndios, e a importância de educar as crianças sobre a conservação e o uso responsável do recurso. A Polícia Militar Ambiental também contribuiu com um vídeo explicativo sobre o ciclo da água, apresentado pelo cabo Tiago Cupertino, que falou sobre medidas de economia sustentável de água.
A Universidade Vale do Rio Doce (Univale), representada pelo coordenador dos cursos de Engenharia Civil e Ambiental e de Engenharia Civil, Hernani Santana, e três alunos demonstrou o funcionamento de uma estação de tratamento de água (ETA), despertando a curiosidade dos estudantes presentes. Após as palestras, os alunos participaram do plantio de mudas de árvores frutíferas no bosque da escola, doadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), promovendo a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente.
O evento contou com a presença de autoridades do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e teve o apoio da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), representada pela FIEMG Regional Rio Doce, reforçando o compromisso do setor industrial com a sustentabilidade e a conservação dos recursos naturais.
“É emocionante ver o engajamento das crianças e o interesse delas em aprender sobre a importância da água e da preservação ambiental. Eventos como esse são essenciais para sensibilizar as futuras gerações e promover uma cultura de cuidado com o meio ambiente. A participação de entidades e instituições, como a FIEMG Regional Rio Doce, mostra que a preservação dos recursos hídricos é uma responsabilidade compartilhada por todos os setores da sociedade. Estou muito feliz em fazer parte desse momento e contribuir para um futuro mais sustentável”, disse Renata Medrado, analista ambiental da FIEMG Regional Rio Doce