O Conselho de Gestão e Competitividade da FIEMG se reuniu nessa terça-feira (10/9), no P7 Criativo, edifício icônico no Centro de Belo Horizonte, administrado pela FIEMG e que abriga um hub de inovação e economia criativa. Em destaque no encontro, conduzido pela presidente do conselho, a empresária Ivana Serpa Braga, temas relevantes, entre projetos, eventos e ações para o desenvolvimento da indústria.
Ivana destacou o Imersão Indústria, cuja segunda edição de 2024 será realizada de 1º e 3 de outubro, no Minascentro, em Belo Horizonte. A empresária, inclusive, é um dos palestrantes do painel “Conexões Sustentáveis: Parcerias e Estratégias para a Sustentabilidade – Explorando Economia Circular, Logística Reversa e Projetos Socioambientais”, que vai acontecer no segundo dia do evento.
Além disso, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) está coordenando outros três painéis sobre liderança em tempos de inteligência artificial (IA), transformação e estratégias de vendas e inteligência artificial aplicada aos negócios. “O Imersão Indústria vai proporcionar aos participantes um conteúdo diversificado e enriquecedor”, disse Ivana.
Outra pauta da reunião evidenciou alguns projetos do IEL voltados à indústria, com foco no desenvolvimento setorial nas diversas regiões de Minas Gerais. Entre as iniciativas, estão o FIEMG Competitiva, que envolve SENAI e IEL, Indústria Competitiva (IEL e Sebrae) e o Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi) (Sebrae, CNI e IEL)
Assessora da presidência da FIEMG, Flávia Viegas falou sobre o curso de capacitação política sobre as eleições municipais, ofertado pela Federação em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM) em agosto deste ano. A assessora disse que a parceria com a AMM na produção do conteúdo foi fundamental para alcançar os objetivos do curso. “O intuito foi ressaltar a importância dos municípios terem gestores capacitados e mostrar que, sem desenvolvimento econômico, dificilmente eles terão autonomia”, observou. O curso teve 533 inscritos e alcançou quase 300 cidades.
Por fim, Ivana comentou sobre as ações do Conselho de Gestão de Competitividade previstas para o segundo semestre de 2024, observando que elas estão alinhadas com as diretrizes, os objetivos e pilares do colegiado. Participaram da reunião funcionários do Sistema FIEMG, empresários e dirigentes sindicais e de associações.
Rafael Passos
Imprensa FIEMG