Integrantes do Conselho de Relações do Trabalho e Gestão Estratégica de Pessoas da FIEMG participaram, nesta terça-feira (2), da primeira reunião do colegiado em 2024. Em pauta, os planos e metas tidos como prioritários para o setor ao longo dos próximos meses.
Áureo Calçado, presidente do grupo de trabalho, ressaltou, durante a abertura do encontro, a missão de ‘’apoiar e aconselhar os empresários diante dos desafios do dia a dia’’. Ele lembrou da importância do setor industrial para a geração de emprego e renda e atração de novos investimentos a curto, médio e longo prazo, o que, segundo o líder do colegiado, ‘’gera inúmeros benefícios e oportunidades para toda a sociedade’’. Áureo também deu as boas-vindas aos novos membros do Conselho e divulgou o calendário de reuniões do grupo durante o ano.
Em seguida, Sérgio Pataca, representante das Gerências de Energia e de Câmaras e Conselhos da FIEMG, detalhou o planejamento estratégico da Federação para o próximo biênio. Com o objetivo de ‘’unir a força da indústria com o poder das ideias para capacitar, desenvolver e transformar’’, ele explicou que a atuação das Câmaras e Conselhos está diretamente relacionada aos propósitos estabelecidos pela FIEMG.
Na sequência, a gerente de assuntos trabalhistas da Federação, Fernanda Ribas, apresentou as novas diretrizes do colegiado, com foco na modernização da legislação trabalhistas brasileira, fomento à segurança jurídica e fortalecimento da comunicação integrada. Ela também analisou os impactos da Lei de Transparência e Igualdade Salarial entre Homens e Mulheres, criada pelo Governo Federal para empresas com 100 ou mais empregados. Na avaliação da FIEMG, a obrigatoriedade de divulgação do relatório, que, neste momento, segue em vigor, vai contra as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados e viola uma série de direitos dos trabalhadores.
Por fim, Silvia de Freitas, da gerência de Relações Institucionais da FIEMG, e Carolina de Souza, da gerência de assuntos trabalhistas da Federação, detalharam questões relacionadas à agenda legislativa da indústria em 2024, com destaque para a votação de projetos de lei e defesa de interesses do setor produtivo.
Clique aqui e confira mais fotos da reunião.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG