A reunião do Conselho de Tecnologia e Inovação da FIEMG foi realizada nesta quinta-feira (24/7), na sede da FIEMG, em Belo Horizonte, com foco na promoção de conexões estratégicas entre indústria, academia e centros de pesquisa. A abertura foi conduzida por Matheus Pedrosa, que destacou a importância de criar um ambiente permanente de encontro e colaboração entre os atores do ecossistema de inovação.
“Temos centros tecnológicos, universidades e indústrias atuando de forma potente, mas ainda faltam espaços que promovam, de fato, o encontro entre esses mundos. Nossa proposta com o Imersão Indústria é justamente essa: desenvolver um ambiente estruturado de networking e articulação para acelerar a inovação”, afirmou.
A reunião também contou com uma análise sobre os Projetos de Lei relacionados à tecnologia e inovação, apresentada por Gustavo Lemos, da Gerência de Relações Institucionais da FIEMG. Na sequência, o co-founder e CEO da Fábrica de Nanossoluções – FabNS, Hudson Miranda, compartilhou o status do grupo de trabalho focado nas chamadas “empresas filhas” das universidades mineiras, com o objetivo de aproximar a produção acadêmica das demandas do setor produtivo.
Durante a reunião também foi apresentada a planta do novo espaço do Imersão Indústria, que está sendo desenhado para ser um ponto de convergência entre inovação, pesquisa aplicada e desafios do mercado. A proposta é que o ambiente funcione como uma plataforma para o desenvolvimento de projetos conjuntos e fortalecimento de parcerias tecnológicas.
Por fim, o diretor de projetos do Escalab – Centro de Escalonamento de Tecnologia, Breno Oliveira, detalhou as atividades da instituição voltadas à modelagem de negócios e ao amadurecimento de soluções tecnológicas, reforçando o papel do conselho como articulador da inovação em Minas Gerais.
Veja aqui as fotos do encontro.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG