Empresários, executivos e líderes governamentais chineses visitaram, nesta segunda-feira (20), a sede da FIEMG, em Belo Horizonte. O encontro, realizado após o encerramento da Missão promovida pela Federação ao país asiático, teve como objetivo fomentar novos negócios entre o Brasil e a China.
A delegação foi composta por líderes da província chinesa de Jiangxi, além de representantes da Jiangxi Copper Group, China Nerin Engineering Co. Ltd, Ganfeng Lithium Group Co. Ltd, Jinko Power Technology Co. Ltd, Jiangxi International Freight Airlines Co. Ltd, entre outras. Também participaram do evento empresários mineiros, presidentes de sindicatos, membros do Centro Internacional de Negócios da Federação e dirigentes da Invest Minas, agência de promoção de investimentos e comércio exterior do Estado.
Representando a FIEMG, Luís Márcio Vianna, presidente do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra), deu as boas-vindas à comitiva e destacou alguns números sobre a relação comercial entre Brasil e China. Segundo ele, o gigante asiático foi o líder em participação nas exportações brasileiras (26,8%) e primeiro colocado no ranking de importações (22,3%). Além disso, o industrial afirmou que a China é o país mais participativo no comércio internacional de Minas Gerais. Os principais produtos exportados pelo Estado são minério de ferro, soja e carne bovina, enquanto os principais itens importados são dispositivos semicondutores, coques de hulha e partes de máquinas de movimentação e trabalho de solo.
Para Henrique Tavares, gerente de mineração, siderurgia e metal-mecânicas da Invest Minas, é fundamental ‘’fomentar parcerias entre o Estado e a China, visando atrair não apenas investimentos, mas também, novas tecnologias’’. Em novembro, durante Missão ao país asiático, mais de R$ 800 milhões foram garantidos em atração de recursos para Minas Gerais.
Em seguida, o inspetor do departamento provincial de comércio de Jiangxi, Chen Zhimin, reforçou o potencial de cooperação entre empresas brasileiras e chinesas. Ele ainda lembrou da capacidade de produção de energia solar em Minas Gerais, com foco na descarbonização e transição energética. Fun Huimel, do departamento de comércio de Jiangxi, também participou do encontro.
A Missão China, realizada entre os dias 2 e 12 de novembro, teve o patrocínio máster da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMGE), Vale, Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), J.Mendes Mineração e Gerdau, parceria da Arcelormittal e Samarco e apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e do Conselho Empresarial Brasil China (CEBC).
Clique aqui e confira mais fotos do evento desta segunda-feira.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG