Membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Divinópolis (COMDES) se reuniram no fim da tarde de ontem (29), na sede da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Divinópolis (ACID) para a reunião ordinária. Dentre as pautas discutidas, houve a eleição da nova diretoria.
O Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, que foi eleito para o triênio 2023-2025, será a primeira liderança que não faz parte da Administração Pública Municipal a assumir a presidência do COMDES. Feito este que foi só possível porque recentemente houve uma alteração legislativa proposta pelo Conselho de Desenvolvimento que foi aceita pelo Executivo e autorizada pela Câmara de Vereadores, possibilitando que integrantes da sociedade, setor produtivo e trabalhadores presidam o Conselho.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento, Luiz Angelo Gonçalves, deixa o posto no qual esteve à frete pelos últimos 2 anos e continua na Diretoria do COMDES na posição de vice-presidente. De acordo com o Secretário, a mudança na legislação é um passo importante para que haja mais engajamento de outros setores da sociedade nas pautas de planejamento econômico do município. “É fundamental estimular o alto engajamento da sociedade, do setor produtivo, junto com o Governo, à frente desse Conselho; esta é uma prática que dá resultado em várias cidades que estão maduras no seu desenvolvimento e planejamento e queremos seguir assim em Divinópolis também”, explicou.
Implementado em dezembro de 2020, o COMDES vem realizando importante papel criando ferramentas e estratégias de desenvolvimento. O primeiro passo foi a aprovação da Legislação do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, que é o norteador que estabelece as retrizes para o Executivo realizar os projetos, como programas de fomento ao microcrédito e microempreendedor, como o Juro Zero; programas de fomento ao ecossistema de inovação, como o Acelera Divinópolis e programas de apoio à desburocratização. “Todos esses avanços vieram a partir de direcionamentos do COMDES, além de mudanças legislativas importantes no Marcos Regulatórios da cidade”, pontuou o Secretário.
O novo Presidente, Eduardo Soares, parabenizou o Secretário pelos dois primeiros anos de atuação em defesa do desenvolvimento de Divinópolis e disse que o objetivo da sua gestão será trabalhar alinhado com o que já vindo sido desenvolvido com muita competência, unindo forças com demais entidades de classe, como a FIEMG e a Agência de Desenvolvimento Novo Oeste. “Sou o primeiro presidente do COMDES que veio do setor privado, um representante da sociedade divinopoliana, isso é uma quebra de paradigma. Nosso foco será o desenvolvimento econômico e sustentável, alinhado com os movimentos que já atuamos com objetivo de atrair projetos, inovação, novas empresas e geração de renda para nossa cidade”, finalizou.
Gracielle Castro
Analista de Comunicação
FIEMG Regional Centro-Oeste