O painel Empreender com clareza: um guia essencial para as pequenas indústrias fez parte do segundo dia do Imersão Indústria 2025. O debate sobre a gestão de negócios dos micro e pequenos empresários foi realizado pelo Presidente da Câmara de Micro e Pequenas Indústrias da FIEMG e Sindirepa, Alexandre Mol, pelo Gerente de Projetos para Indústrias do IEL, Thadeu Neves, e pela Presidente do Sindiplast e do Conselho de Gestão e Competitividade da FIEMG, Ivana Serpa.
Durante a palestra, eles apresentaram ao público do Imersão Indústria a cartilha orientativa Empreender com clareza: um guia essencial para pequenas indústrias, que foi lançada pelo Conselho da Micro e Pequena Indústria da FIEMG em agosto deste ano. O encontro faz parte da programação da 7ª edição do evento, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), no BH Shopping, em Belo Horizonte.
O material, disponível para download gratuito neste link, traz informações estratégicas e úteis que vão auxiliar os micro e pequenos empresários na gestão dos negócios. Para baixar a cartilha, é preciso que o interessado informe nome completo, e-mail, telefone, empresa e CNPJ.
Na publicação, o micro e pequeno empresário vão encontrar orientações a respeito de licenciamento, aspectos tributários, legislação trabalhista, normas e certificações, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Responsabilidade Técnica (RT), regulamentações para origem animal e vegetal.
O objetivo é apoiar o crescimento sustentável da micro e pequena indústria, oferecendo orientações práticas e acessíveis aos gestores que desejam iniciar ou estruturar melhor seus negócios, conforme o presidente do conselho da Micro e Pequena Indústria da Federação, Alexandre Mol.
A cartilha foi elaborada pela FIEMG juntamente com parceiros institucionais, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), Federação da Agricultura e Pecuária do estado de Minas Gerais (Faemg), Conselho Regional De Engenharia E Agronomia (Crea-MG), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e SESI.
De acordo com Alexandre Mol, Presidente da Câmara de Micro e Pequenas Indústrias da FIEMG e Sindirepa, a publicação foi criada depois que o conselho, baseado no seu plano de diretrizes, identificou que empresários do setor enfrentam dificuldades para acessar informações qualificadas sobre a gestão do próprio negócio.
“Essa publicação representa o compromisso da FIEMG, por meio do conselho da micro e pequena indústria, com a disseminação de conhecimento e o fortalecimento da indústria mineira. Construímos a cartilha com base nas principais dúvidas e dores que ouvimos dentro do conselho. Percebemos que as principais dores do micro e pequeno empresário são as obrigações acessórias trabalhistas e tributárias”, declarou Mol.
A Presidente do Sindiplast e do Conselho de Gestão e Competitividade da FIEMG, Ivana Serpa, destacou que a FIEMG é uma reunião de sindicatos patronais. “Somos um conjunto de empresas que defendem interesses coletivos e estamos abertos a resolver dores e problemas dos mais variados setores e principalmente dos micro e pequenos empresários. Oferecemos consultorias e informações gratuitas e facilitadas, um apoio confiável para a gestão segura dos negócios”.
“Hoje são cerca de 800 CNPJs ligados à indústria plástica em Minas, mas apenas 10% delas são associadas, se chegarmos a 40% já teremos ainda mais poder e força diante dos reguladores. Queremos aumentar a competitividade da indústria por meio da informação, ferramenta importante para levar a indústria adiante”, exemplificou Serpa.
A 7ª edição do Imersão Indústria é uma realização do SESI, SENAI, IEL e FIEMG. Conta com patrocínio máster da Vale e do Sicoob, apoio máster do Sebrae, patrocínio ouro de ArcelorMittal, Energisa, Herculano Mineração, Samarco e Usiminas; e patrocínio prata de AngloGold Ashanti, Construtora Barbosa Mello, Bemisa, Copasa, Grupo Avante, J. Mendes, Kinross, ManpowerGroup e RHI Magnesita, além de apoio da UNA, Rede Minas e rádio Inconfidência, por meio da Empresa Mineira de Comunicação.
Marina Rigueira
IMPRENSA FIEMG