A FIEMG, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), promoveu, na manhã desta segunda-feira (15), um café da manhã com empresários, integrantes do Governo do Estado e líderes da Comissão Europeia, entidade que representa a União Europeia (UE) a nível internacional. Em pauta, as possibilidades de parcerias entre Minas Gerais e os países que compõe o bloco econômico europeu.
Flávio Roscoe, presidente da Federação, destacou que o encontro teve como objetivo aproximar as instituições europeias e os empresários mineiros ligados ao mercado de nióbio, grafite, elementos de terras raras, níquel, cobre e lítio, bem como ‘’promover parcerias locais para o desenvolvimento de projetos com foco em sustentabilidade’’. Nesse sentido, o dirigente ressaltou que Minas Gerais foi o primeiro Estado da América Latina a aderir à campanha Race to Zero, iniciativa global liderada pelo Reino Unido que pretende neutralizar as emissões líquidas de gases de efeito estufa no planeta até 2050.
Em seguida, Myriam Ferram, diretora-adjunta da Diretoria Geral de Parcerias Internacionais da Comissão Europeia, e Joaquim Pedro de Seabra, diretor de Mobilidade e Indústrias Intensivas em Energia da entidade, afirmaram que o evento representa um passo importante na cooperação entre a União Europeia e Minas Gerais para a produção de matérias-primas.
Na sequência, a secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Kathleen Garcia, e o diretor-presidente da Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais (Invest Minas), João Paulo Braga, lembraram que o Estado mineiro é considerado um hub para a produção de materiais estratégicos, com potencial reconhecido na extração de silício, lítio, grafite e das chamadas terras raras, usadas para a fabricação de placas de geração de energia solar, turbinas eólicas, baterias de celulares e carros elétricos.
Por fim, Thiago Toscano, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), ressaltou a atuação do Governo do Estado para a atração de novos investimentos a curto, médio e longo prazo, a fim de melhorar o ambiente de negócios e impulsionar a economia mineira.
Clique aqui e confira mais fotos do evento.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG