A abertura do Encontro Nacional de Automação (ENA) 2025 aconteceu na manhã desta quarta-feira (1/10), no Expominas, em Belo Horizonte. Realizado pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e correalizado pela Gerdau, o evento é considerado o maior do país voltado para automação industrial.
A edição reúne mais de 1.370 empresas nacionais e internacionais e mais de 90 estandes de exposição. A programação será distribuída em dois auditórios, que, ao longo de dois dias, receberão mais de 20 horas de conteúdos técnicos. São esperados 5 mil participantes durante todo o evento.
Na abertura, Tasso Galhardo, presidente do Sindicato da Indústria de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares de Minas Gerais (SINAAES), destacou a relevância do encontro para o desenvolvimento do setor. “O ENA consolida um ambiente essencial para aproximar empresas, apresentar soluções inovadoras e discutir caminhos que aumentam a competitividade da indústria brasileira. Mais do que isso, o evento contribui para difundir conhecimento de ponta, criar oportunidades de negócios e preparar as empresas para os desafios de um mercado cada vez mais conectado, digital e global. É um espaço em que a indústria se encontra para pensar o futuro e transformar a realidade produtiva do país”, afirmou.
Marcelo Teixeira, diretor industrial da Gerdau em Ouro Branco, ressaltou o caráter estratégico do evento. “O ENA coloca em pauta temas decisivos para o futuro da indústria, como inteligência artificial, conectividade e automação, e promove a troca de experiências com alguns dos maiores players globais do setor. Mais do que acompanhar tendências, trata-se de um espaço para construir soluções práticas, fortalecer parcerias e acelerar o processo de transformação digital das empresas. Acreditamos que a troca de experiências e o conhecimento compartilhado aqui se revertem em ganhos concretos de eficiência, inovação e sustentabilidade para toda a cadeia produtiva”, disse. Ele também destacou o compromisso da Gerdau com as questões ambientais. ”Temos uma meta de redução em nossas emissões de gases de efeito estufa até 2031. Queremos, a cada dia, uma indústria mais moderna, inovadora e sustentável”, ressaltou. Em vídeo enviado ao público, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, celebrou a realização de mais uma edição do ENA, que tem auxiliado o processo de automação industrial do setor produtivo mineiro.
O primeiro dia contará com painéis sobre inteligência artificial aplicada à eficiência operacional, cibersegurança, operações autônomas, rastreabilidade industrial e inovação digital. A programação segue nesta quinta-feira (2/10), com debates sobre segurança cibernética, inteligência artificial e eficiência energética, além da apresentação sobre o projeto pioneiro de 5G industrial privado, desenvolvido pelo SENAI e aplicado à Indústria 4.0. Todas as informações estão disponíveis neste link.
O ENA é realizado pela FIEMG e correalizado pela Gerdau com patrocínio máster da Stefanini IHM, NTT DATA, Rockwell Automation e Siemens. O patrocínio ouro é da EnergyTech, Leine Linde, Russula, Schneider Eletric, Grupo TSA e Westcon. Já o patrocínio prata é da Apta, Aquarius Software e GE Vernova, Autron, Baumer, Cast, Cisco e Nexa, Dimensional, Lapp, Newon, Samson Group, Simatec e TCS. O evento ainda tem o apoio do ISA Minas Gerais Section.
Clique aqui e confira mais fotos da abertura oficial do ENA 2025.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG