O Conselho de Gestão e Competitividade da FIEMG, em parceria com a ADCE, promoveu no dia 11 de setembro, em Belo Horizonte, o evento “Empreendedorismo com Valores”. A iniciativa reuniu empresários, dirigentes sindicais e lideranças industriais para discutir como ética, propósito e inovação podem fortalecer a competitividade e a sustentabilidade do setor produtivo.
A abertura contou com falas da presidente do Conselho de Gestão e Competitividade da FIEMG, Ivana Serpa Braga, e do presidente da ADCE-Brasil, Alexandre Figueiredo de Andrade Urbano, que ressaltaram a importância do diálogo sobre valores e responsabilidade no ambiente empresarial. “A vivência dos empreendedores enquanto pessoas mostra como os valores éticos e humanos se refletem e agregam no dia a dia dos negócios”, destacou Braga.
Já Alexandre Figueiredo de Andrade Urbano reforçou: “Nosso objetivo é compartilhar a experiência e os valores da ADCE, ao mesmo tempo em que aprendemos com as trocas e vivências proporcionadas pelo encontro.”
A presidente da FIEMG Regional Zona da Mata e do Sindivest JF-GV, Mariângela Miranda Marcon, foi responsável pela palestra “Gestão de Pessoas com Valores Éticos e Humanos”. Em sua apresentação, ressaltou que “não existe competitividade sem confiança, e não existe confiança sem ética”, destacando a importância da humanização da gestão como diferencial competitivo em um cenário de rápidas transformações tecnológicas e culturais.
Marcon apresentou exemplos concretos de como os pilares do respeito, integridade, empatia e solidariedade podem se traduzir em práticas de gestão mais sustentáveis. Empresas como Usiminas, Embraer, Natura, Patagonia (EUA), FIEMG e o Hospital de Amor foram citadas como referências por sua capacidade de aliar transparência, engajamento e propósito, gerando impactos positivos nas comunidades e fortalecendo a resiliência empresarial.
Um caso emblemático mencionado foi a parceria entre a FIEMG e a indústria Vale do Sol. Em 2024, a fábrica sofreu um incêndio de grandes proporções e, diante do desafio, contou com o apoio da Federação, que disponibilizou todo o seu escopo técnico para auxiliar a empresa na superação desse momento delicado. O episódio foi lembrado como um exemplo de solidariedade empresarial e de união do setor produtivo em prol da continuidade dos negócios.
O painel também reuniu lideranças para compartilhar práticas empresariais que aliam propósito e performance: Pedro Braga, presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Carnes e Derivados de Minas Gerais (Sinduscarnes-MG) e diretor da Tropeira Alimentos, abordou a relevância do associativismo e da formação de novas lideranças, especialmente no fortalecimento do setor alimentício e Lúcio Silva, diretor da Bloco Sigma, apresentou experiências de gestão inovadora, ressaltando a importância da competitividade empresarial pautada em responsabilidade social.
A mediação ficou a cargo de Ivana Serpa Braga, que conduziu reflexões sobre os desafios de consolidar uma cultura organizacional baseada em valores e sobre como exemplos práticos podem inspirar outras empresas a adotar modelos mais éticos e sustentáveis.
Confira as fotos do evento “Empreendedorismo com Valores” no Flickr do Sistema FIEMG.
Denise Lucas
Imprensa FIEMG