O Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos e Químicos de Minas Gerais (SINDUSFARQ), em parceria com o Programa FIEMG Competitiva do IEL, realizou no dia 4 de setembro, na sede da FIEMG, o Workshop “Transformação Tributária: O novo cenário para o setor fármaco, químico e de cosméticos”.
O encontro reuniu representantes de 20 empresas do setor e trouxe análises estratégicas sobre as mudanças previstas na Reforma Tributária, com foco nos impactos diretos à cadeia produtiva, à precificação e à competitividade das indústrias. Durante o evento, especialistas da CVA (Camargo e Vieira) apresentaram um panorama das alterações no sistema tributário e orientaram os empresários sobre como se preparar para o novo cenário, destacando a importância de antecipar ajustes na gestão dos negócios e na estrutura de custos.
“Foi uma satisfação receber nossos associados em nosso primeiro projeto realizado em parceria com o Programa FIEMG COMPETITIVA do IEL. Este workshop sobre a Reforma Tributária é um tema decisivo para o futuro dos nossos setores. As mudanças previstas terão impacto direto na competitividade das empresas, na gestão dos negócios e em toda a cadeia produtiva. Nosso Sindicato entende que informação e preparo são fundamentais para transformar desafios em oportunidades. Por isso, este encontro foi a oportunidade para um espaço de diálogo e aprendizado, que reforça nosso compromisso em defender os interesses da indústria e contribuir para o desenvolvimento do país”, afirmou o presidente do SINDUSFARQ, Carlos Mario de Moraes.
Além das palestras, o workshop possibilitou interação entre os participantes, troca de experiências e abertura para consultorias personalizadas, que irão auxiliar as empresas a mapearem riscos, revisarem contratos e se posicionarem de forma mais competitiva diante da transição para o novo modelo tributário.
A Gerência de Projetos para a Indústria do IEL e o SINDUSFARQ reforçam, com essa iniciativa, o compromisso em promover conhecimento estratégico e suporte técnico às indústrias mineiras, contribuindo para o fortalecimento do setor farmacêutico, químico e cosmético no estado.