No dia 20 de novembro, a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), em parceria com a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), realizou um workshop intitulado “Mercado de gás natural em Minas Gerais: oportunidades para a transição energética”. O evento, realizado na sede da FIEMG, em Belo Horizonte, buscou debater a relevância do gás natural na transição para uma matriz energética mais limpa no estado.
Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, destacou o potencial do gás natural. “O gás natural surge como um aliado poderoso nessa jornada. Suas características, como baixas emissões de carbono comparado aos outros combustíveis fósseis, tornam-no uma escolha viável e eficiente como combustível de transição energética,” afirmou Roscoe. Ele também ressaltou a importância da descarbonização nas indústrias e as mudanças climáticas, enfatizando que “Além de ser uma escolha sustentável, o gás natural aumenta a eficiência dos processos industriais, resultando em operações mais econômicas e competitivas”.
Gilberto Valle, presidente da Gasmig, focou na competitividade que o gás natural pode oferecer. “Abrimos espaço para falar sobre o gás natural como vetor de desenvolvimento e como uma alternativa de melhoria da nossa matriz energética nesse período de transição,” disse Valle.
A secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Kathleen Garcia Nascimento, falou sobre as ações para aumentar a competitividade do gás natural e sobre a regulação estadual. “A gente já atende mais de 90 mil clientes e a SEDE já homologou novas regras. Também estamos com foco na melhoria de cadeia produtiva. Acompanhamos os investimentos e tentamos conectar os investidores para que a gente consiga fazer a energia limpa eficiente,” comentou Kathleen.
Marília Carvalho de Melo, secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, destacou a harmonia entre as secretarias e o setor produtivo, enfatizando a busca por descarbonização. “Esse evento é concretização de que nós estamos buscando o caminho de implementação da descarbonização da economia do Estado de Minas Gerais,” afirmou Melo.
O workshop contou com três painéis principais. O primeiro, liderado por Gilberto Valle, focou no desenvolvimento de Minas Gerais através do gás natural. “O gás natural é mais prático, mais seguro e mais sustentável”, afirmou Valle. O segundo painel, apresentado por Pedro Sena, superintendente de política mineraria, energética e logística da SEDE, abordou as políticas de desenvolvimento econômico para promover a competitividade do gás natural. O terceiro painel trouxe representantes da Gerdau, Usiminas e ArcelorMittal, discutindo a importância do gás natural para a descarbonização industrial no setor siderúrgico.
O evento concluiu com uma sessão de perguntas e respostas, proporcionando um debate enriquecedor e insights sobre os temas abordados, ressaltando a importância da colaboração entre setores público e privado na transição energética do estado.
Confira aqui as fotos do workshop na FIEMG.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG