Além do salão de negócios, exclusivo para compradores, a 34ª edição do Minas Trend também contou com uma programação movimentada de palestras gratuitas e abertas ao público. Temas como estratégias de gestão, posicionamento de marca, jornada do cliente, futuro da moda e inteligência artificial foram discutidos por profissionais e consultores de moda, entre os dias 21 e 23 de outubro, no BH Shopping.
Uma das palestrantes convidadas, a especialista em gestão de lojas, criadora do Método O.R.T.I.G.A.®️ e mentora de lojistas em todo o Brasil, Janaína Ortiga Abi-Ackel, falou sobre os principais métodos de organização de processos, para que as lojas tenham lucro e cresçam de verdade. Ela destacou a importância de conhecer bem o próprio negócio e de valorizar os bons clientes.
“Seus hábitos como lojista precisam ser do tamanho da sua loja, pois esses hábitos serão do tamanho do seu lucro. Por isso, tenha atenção ao seu estoque, faça o básico bem feito, com estratégia, sem querer inventar a roda. Utilize o ranking de clientes para conhecer o seu público, cuide dele e valorize-o. E, claro, tenha uma equipe sempre bem treinada”, destacou.
E falando em público-alvo, a palestra “Dicas e estratégias para empreendedores de moda”, ministrada pela editora e pesquisadora na Start by WGSN, Maria Eduarda Veríssimo, também analisou importância de estudar e conhecer muito bem o público e o nicho que se quer atingir, sobretudo para os micro e pequenos empreendedores.
“Eu sempre falo que nicho é ouro. Então, entenda seu nicho, considerando regionalidade, onde a marca está posicionada, para quem você vende. Entenda esse público e aí você vai conseguir adaptar com segurança, criar sua coleção. Um bom exemplo que gosto de citar é de uma marca, que é conservadora, voltada a público modesto, cristão, mas que conseguiu trazer o borro, que é uma moda que é praticamente progressista, adaptada a essa marca. Então, aproveito de uma tendência que é macro, que está sendo super conversada, e que é comercial, e adapto para quem? Para o meu nicho”, explicou Veríssimo.
Já a palestra “Por que a sua loja não dá lucro como antes?”, com o consultor especializado em planejamento e gestão para empresas de moda, Leonardo Siqueira, abordou a complexidade atual do mercado da moda, tendo em vista as novas tecnologias e a necessidade de se adaptar a essas mudanças. “Hoje, não basta mais ter uma boa vitrine, um bom mailing de clientes ou simplesmente estar no e-commerce. A experiência de compra mudou. Hoje nós temos, por exemplo, o TIKTOK Shop, que vende mais de R$ 5 milhões de reais por dia no Brasil, o ChatGPT que também tem um recurso de compras dentro do site. Enfim, são muitas mudanças e os lojistas precisam estar preparados para utilizar essas ferramentas e não ficarem para trás”, ressaltou.
Walter Rodrigues, estilista e consultor de design de produto, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais, também trouxe para o centro das discussões as mudanças no mercado e o futuro da moda. “Este é um momento de mudança que não é apenas de estação, é também de, de forma e de pensamento. Então, eu acho que o empresário, ele tem que entender qual é o papel dele na indústria da moda, o que realmente a marca dele representa, qual o valor dessa marca, qual o poder que ele tem de chegar no seu consumidor e cada vez mais trabalhar isso de forma onde ele traga inovação na proporção correta, que ele traga a tendência na proporção correta, com muita criatividade, para não ficar igual a todo mundo”, analisou.
Confira todas as palestras que fizeram parte da programação:
- “Por que a sua loja não dá lucro como antes?”, com Leonardo Siqueira, sócio e consultor da Hangar Consultoria.
- “Do caos ao lucro: o roteiro das lojas que crescem de verdade”, com Janaína Ortiga, especialista em gestão de lojas.
- “Expansão de canais: como marcas de moda estão reinventando seu mercado”, com Marcia Croce, designer de joias e fundadora da DGNG; e Manoel Bernardes, joalheiro e empresário.
- “Dicas e estratégias para empreendedores de moda”, com Maria Eduarda Veríssimo, editora e pesquisadora na Start by WGSN.
- Sebrae apresenta – Palestra: “Inspiramais 2026 II”, com Walter Rodrigues, estilista e consultor de design de produtos, coordena o Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais.
- Sebrae apresenta – Palestra: “Lançamento tendências Primavera Verão 26/27”, com Angélica Coelho, designer de moda.
- Sebrae apresenta – Palestra: “Moda para além da IA: criatividade conectada à tecnologia”, com Aline Nunes, consultora no Senai CETIQT.
O Minas Trend é uma realização da FIEMG, por iniciativa de sua Câmara da Indústria de Insumos e Transformação do Vestuário, Calçados e Acessórios, e suas entidades SESI e SENAI, com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e apoio máster do Sebrae Minas.
Imprensa FIEMG