http://www7.fiemg.com.br
Hoje, no Brasil são as concessionárias de energia elétrica, que realizam a distribuição energética entre os municípios. Os consumidores pagam as concessionárias para receberem a energia, o que inclui taxas que, no mercado livre de energia, podem ser reduzidas ou até mesmo excluídas. Usualmente, a energia consumida em casas, prédios, condomínios e cidades como um todo, são compradas das concessionárias de distribuição.
A fim de trazer soluções visando desconto nas contas de energia das indústrias da região, a FIEMG Regional Vale do Paranaíba realizou nesta manhã (31) o evento “Café com Energia” que abordou também a temática da abertura do mercado livre de energia. A empresa Matrix, distribuidora digital do mercado energético brasileiro e parceira da FIEMG, foi representada por João Victor Cosmo Bobato, atual coordenador de parcerias comerciais que apresentou ao empresariado quais são as exigências para entrar para o mercado livre de energia e acessar até 30% de desconto nas faturas.
“Escolher uma fonte de energia renovável traz benefícios financeiros mas também sociais, já que a energia provinda de uma fonte incentivada possui uma certificação por trás que todo o seu consumo, uma vez que ela vem de uma fonte que foi incentivada pelo governo. A partir de janeiro de 2024 todas as empresas que estão em alta tensão, ou seja, aquelas que consomem mais de 30 quilowatts, poderão entrar no Mercado Livre, podendo receber uma proposta da Matrix de quanto elas podem economizar. Hoje temos consumidores em todos os estados do Brasil e levamos essa energia de fontes renováveis para todas elas. A Matrix conta com mais de mil unidades consumidoras e já entregamos mais de 1 bilhão de economia para elas”.
Entre os 30 participantes do evento estavam presentes lideranças sindicais como a presidente do Sindivestu, Alessiane Batoni, o presidente do Sindmetal, Arquimedes Rosa, o presidente do Sindarroz, Jorge Tadeu Meirelles, o diretor da FIEMG Regional em Araguari, Mauro Cunha, o presidente do Sinduscon TAP, Pedro Spina, o presidente da ACIA Araguari, Leonardo de Melo, o presidente da CDL Araguari, Pedro Luiz, além dos colaboradores da Coca Cola, Politriz entre outros.
Representando a gerente de energia da FIEMG, Tânia Mara Santos, a analista de mercado de energia, Amanda Soares, frisou as possibilidades que a Federação das Indústrias irá oferecer a partir de 2024, reiterando que os gastos com energia elétrica podem ser ainda menores caso as indústrias optem pelas propostas apresentadas no decorrer do evento de hoje.
“Foi um ótimo evento, a nossa gerência busca a todo momento as melhores soluções energéticas para a indústria e agora, com a abertura do mercado livre de energia, estamos fazendo eventos como este, onde os industriais puderam conhecer uma nova opção de redução na fatura de energia elétrica. Percebemos que a energia é um assunto que gera muitas dúvidas nos associados e nos colocamos à disposição para esclarecer essas dúvidas e auxiliá-los, lembrando que a assessoria de energia da FIEMG presta esse serviço gratuitamente, basta ser associado a um dos sindicatos FIEMG.” afirmou a analista.
O “Café com energia” aconteceu hoje (31), das 09h às 12h, na sede da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, em Uberlândia, Triângulo Mineiro e está previsto para ser realizado nas demais Regionais da Federação por todo o estado.
Ariane Baldini Bocamino
Imprensa FIEMG