Em 2024, a fusão de arte e tecnologia é o tema principal da etapa regional do Torneio de Robótica, no Festival SESI de Educação, que será realizado neste fim de semana (3 e 4 de fevereiro), em Belo Horizonte, com entrada gratuita (clique aqui e retire o seu ingresso). A escolha, explica o analista de projetos educacionais do SESI MG, Nathan Monticelli, está alinhada com a metodologia educacional STEAM, que integra disciplinas criativas e técnicas em que o aluno é instigado a encontrar soluções para desafios reais. Além disso, conforme o analista, a temática central do evento pode “encorajar os participantes a explorar como a arte pode enriquecer e inspirar inovações tecnológicas”, diz.
O torneio incorpora as categorias da FIRST®: FIRST LEGO League (FLL), FIRST Tech Challenge (FTC), FIRST Robotics Competition (FRC), e Fórmula 1 in Schools, sendo que cada uma vai trabalhar o tema de maneira distinta.
No FTC, “Centerstage” desafia os participantes a integrar design e criatividade em suas criações robóticas. “Masterpiece”, na FLL, incentiva os jovens a se inspirarem em grandes obras de arte para construir e programar seus robôs. “Crescendo” simboliza o crescimento progressivo e a intensificação da complexidade em robótica na FRC, enquanto a F1 in Schools foca no dinamismo, precisão e velocidade, refletindo o emocionante mundo das corridas de Fórmula 1. Todas as modalidades envolvem demonstrações de habilidades em robótica, engenharia e ciência .
“O evento não apenas oferecerá competições, mas também proporcionará experiências inéditas, criativas e fascinantes para o público em geral. Além dos alunos, competidores e professores, convidamos toda a comunidade educacional a participar, incluindo secretários de educação, prefeitos, diretores de escolas, artistas, influencers e outros interessados na expansão da inovação e tecnologia em todo o estado”, observa Monticelli.
O Festival SESI de Educação é uma realização do Serviço Social da Indústria (SESI MG) em parceria com a Nerd Experience, que contam com o patrocínio ouro do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI MG), da Editora SESI, do SESI Cultura e do Centro Universitário UNA; o patrocínio prata da Positivo Educacional, da Minipa e da Exxer; e o patrocínio bronze do NutriSESI.
Aprendizado com propósito
O trabalho desenvolvido pela equipe Delta, da Escola SESI Robson Braga de Andrade, de São João Nepomuceno, na Zona da Mata, visa fomentar o acesso de deficientes visuais ao basquete por meio da música. A Delta está em contato com o Boston Celtics, tradicional equipe da NBA, para troca de informações e aplicabilidade do projeto, elaborado com o auxílio de especialistas em tecnologia e acessibilidade.
A equipe de garagem Na Mochila, de Nova Era, na Região Central do estado, começou quando o professor da rede estadual de ensino Hailisson Ferreira abriu das suas atividades educacionais para se dedicar à oficina de robótica com apenas seis alunos, em 2020. Hoje, cerca de 100 estudantes participam ativamente da oficina. O professor não apenas ministra aulas de programação e robótica, mas inspira os participantes a abraçarem o aprendizado contínuo.
Assista aqui o que rolou em 2023 no Festival SESI de Robótica.
Rafael Passos
Imprensa FIEMG