O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe, participou nesta sexta-feira (17/10), em Paris, de um encontro com representantes do MEDEF (Mouvement des Entreprises de France) — o Movimento das Empresas da França, principal entidade empresarial do país. A agenda integrou a Missão do governo de Minas à Europa e teve como foco a apresentação das oportunidades econômicas e setoriais do Estado a potenciais investidores franceses.
A delegação mineira foi recebida por Jean-Pierre Clamadieu, chairman do MEDEF International, que deu as boas-vindas aos representantes do Estado e destacou o interesse crescente da França em ampliar as relações econômicas e comerciais com o Brasil.
Durante o encontro, Flávio Roscoe apresentou o panorama da indústria mineira, destacando o papel estratégico do Estado como um dos principais polos produtivos e exportadores do país. Também falou sobre a preocupação com a sustentabilidade da indústria brasileira e especialmente mineira.
“Vários setores da nossa indústria estão bem à frente do resto do mundo. Nossa energia elétrica é 96% renovável e ainda temos a produção de combustíveis renováveis, e Minas Gerais é o segundo maior produtor de etanol e estamos desenvolvendo biocombustíveis até para aviões. Analisando mais de 80 setores, estamos bem abaixo dos nossos pares internacionais em emissões de carbono e impacto de produtos ao meio ambiente. Isso pode complementar a indústria da União Europeia, especialmente no que diz respeito à pegada de carbono”, disse o presidente da FIEMG.
O encontro no MEDEF reforçou o posicionamento de Minas como um dos principais destinos de investimentos produtivos no Brasil. Segundo Roscoe, a missão à Europa tem o propósito de estreitar laços com instituições empresariais apresentando as oportunidades que Minas oferece em setores de alta relevância econômica.
Além do presidente da FIEMG, participaram da reunião o governador Romeu Zema, a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, o secretário adjunto da Casa Civil, Frederico Papatella, o presidente da Invest Minas, Rodrigo Tavares, e o diretor de Atração de Investimentos da agência, Ronaldo Barquette.
Visita à Vinci
Além da agenda na MEDEF, a comitiva do governo de Minas também esteve na sede da Vinci, na França, nesta sexta-feira. Pelos próximos 30 anos, a empresa será a responsável pela Via Cristais, concessionária da Rota dos Cristais, trecho de quase 600 quilômetros da BR-040 que liga a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) a Cristalina (GO).
Pela manhã, a delegação conheceu os bastidores do funcionamento do Duplex A86, túnel rodoviário subterrâneo operado pela empresa nos arredores de Paris. Em seguida, houve uma reunião com o CEO de Concessões da empresa, Nicolas Notebaert, e com Belen Marcos, presidente da Vinci.
Thaís Mota com informações da Agência Minas
Imprensa FIEMG