A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) assinou o Termo de Compromisso Regional pelas Boas Práticas da Governança Corporativa, em cerimônia realizada nesta terça-feira, 01/7, na sede da entidade, em Belo Horizonte. O compromisso foi formalizado durante o Conexão Governança – Capítulo Minas Gerais, promovido pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e contou também com a adesão da ACMinas, Fecomércio, Ibef e do próprio IBGC como signatários do termo.
O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe ressaltou a importância da Governança Corporativa como pilar estratégico para fortalecer a competitividade e a sustentabilidade da indústria mineira. “A governança e os valores que a sustentam são amplamente difundidos, e as entidades servem como exemplos a serem seguidos. O setor empresarial deve se inspirar nesse modelo, pois isso impacta diretamente na geração de empregos”, relatou.
O evento teve como objetivo ampliar o debate sobre a aplicação da governança nas organizações mineiras, com foco na responsabilidade corporativa, gestão de riscos e integração da visão de longo prazo às estratégias de negócios.
Na ocasião, Luis Gustavo Miranda, coordenador geral do IBGC, destacou a importância de reunir conteúdos de alta qualidade no Estado. “São pautas relevantes, profissionais, de primeiríssima linha, e a gente fica muito satisfeito de estar aqui hoje”, disse.
Francine Povoa, coordenadora do IBGC, apresentou o tema central do encontro — “Conectando as boas práticas de governança às transformações geopolíticas e climáticas em direção ao desenvolvimento sustentável” — e enfatizou a necessidade de integrar diferentes perspectivas. “O tema reflete a urgência de integrar visão de longo prazo, responsabilidade corporativa e a capacidade de identificarmos riscos e oportunidades em direção aos modelos sustentáveis”, disse
Miranda ainda ressaltou o esforço do Capítulo Minas Gerais em consolidar encontros de grande porte voltados ao tema. “Ao longo dos últimos anos, procuramos realizar eventos com conteúdos muito bem selecionados, para elevar o nível dos assuntos que tangem a governança”, afirmou.
O encontro contou com três painéis temáticos que abordaram desafios contemporâneos e perspectivas do mercado. O primeiro painel teve como tema:”30 anos de governança no IBGC: fortalecendo a governança e a resiliência diante de desafios globais”, com Cecília Andreucci, membro do Conselho de Administração do IBGC, e Larissa Araújo, gerente de Governança e Relações com Acionistas do Banco Mercantil, que abordou também os cases de sucesso do banco.
Na sequência, a diretora de Sustentabilidade Corporativa Interina da Vale, Heloísa Bortolo e o senior advisor para o Brasil na BlackRock; e João Irineu Medeiros, vice-presidente de Regulatory Affairs na Stellantis South America, Carlos Takahashi, abordaram as “Mudanças climáticas: riscos e oportunidades para as empresas”.
Por fim, o tema abordado foram os “Hot topics de governança: tensões geopolíticas, incerteza econômica e gestão de riscos em um mundo volátil”, com apresentações de Carlos Primo Braga, professor da Fundação Dom Cabral; Rafaela Vitória, economista-chefe e head do departamento de Research do Banco Inter; e Júlio Damião, presidente do IBEF.
Durante o evento, o IBGC também lançou o livro comemorativo “Jornada de Propósito”, que celebra os 30 anos de atuação do instituto no Brasil e seu legado na disseminação das melhores práticas de governança corporativa.
Acesse aqui as fotos do evento.
O encontro marcou um passo importante para fortalecer a cultura de governança em Minas Gerais e ampliar o diálogo entre empresas, entidades e profissionais do setor.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG