Em reunião realizada nesta quarta-feira (1/11), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou a redução da taxa Selic de 12,75% para 12,25% ao ano, marcando o terceiro corte consecutivo de 0,5 ponto percentual.
A FIEMG avalia positivamente a decisão do Copom de diminuir a taxa Selic, e entende que essa medida segue na direção apropriada, dadas as circunstâncias atuais da economia brasileira. Os últimos indicadores de inflação corrente apontam para um cenário de maior estabilidade, e a expectativa de mercado para a inflação no final de 2023 registrou a terceira semana seguida de queda, de acordo com o boletim Focus, do Banco Central.
Contudo, a FIEMG entende que o atual corte de juros ainda se mostra insuficiente, dado o contexto econômico atual e a estabilidade da inflação. A FIEMG enfatiza a urgência de avanços na redução da taxa básica de juros nas próximas reuniões da autoridade monetária, uma vez que a manutenção dessa taxa em níveis elevados tem exercido um impacto negativo sobre a atividade econômica do país.