Entre os dias 4 e 8 de agosto, líderes sindicais mineiros participaram de uma intensa imersão executiva em Boston, nos Estados Unidos, promovida pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG). A iniciativa levou os participantes a universidades de excelência mundial como Harvard, MIT e Hult IBS, com o objetivo de fortalecer competências em gestão, liderança e inovação.
A programação contemplou debates e workshops sobre temas estratégicos para a competitividade industrial, como gestão da inovação e tecnologia, internacionalização de empresas, uso da Inteligência Artificial como diferencial competitivo e o papel da liderança na implementação de avanços tecnológicos. Os líderes empresariais vivenciaram a experiência acadêmica de forma completa, hospedando-se no campus da Hult University e compartilhando a rotina universitária.
Segundo o superintendente do IEL, Gustavo Macena, a missão ofereceu um mergulho no ambiente onde nascem algumas das principais tecnologias do mundo. “Diferente das missões à China, que mostram o potencial de escala, em Boston os participantes exploraram o ecossistema de criação — da ideia ao desenvolvimento. Conheceram de perto centros de P&D e hubs de inovação no que é considerado o metro quadrado mais tecnológico do planeta”, afirmou. Ele destacou ainda que novas turmas já estão sendo planejadas, com ainda mais conteúdo e experiências únicas.
Para Alexandre Mol, presidente do Conselho da Micro e Pequena Indústria da FIEMG e do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos do Estado de Minas Gerais, a experiência superou as expectativas. “O IEL personalizou a imersão com muito cuidado. Tivemos acesso a estruturas de excelência e pesquisadores de primeira grandeza, de onde já saíram 260 prêmios Nobel. Foi motivador e, com certeza, vai impactar positivamente nossa liderança, tanto nas empresas quanto nas entidades que representamos”, ressaltou.
A agenda incluiu visitas e atividades voltadas para a transferência de conhecimento, parcerias estratégicas, transformação digital, novas tecnologias e conexão com o ecossistema de startups. Além das aulas e encontros acadêmicos, os participantes também tiveram momentos de networking, trocando experiências com empreendedores e especialistas locais.
Com essa iniciativa, a FIEMG e o IEL reafirmam o compromisso de desenvolver líderes preparados para impulsionar a indústria mineira em um cenário global cada vez mais competitivo.
Imprensa FIEMG