A presidente da FIEMG Regional Zona da Mata e do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Juiz de Fora e Governador Valadares (Sindivest JF-GV), Mariângela Miranda Marcon, recebeu no dia 22 de julho, na sede da Regional, o diretor do Sindicomércio Juiz de Fora, Marcelo Sepúlveda, em um encontro marcado pelo diálogo aberto e pela intenção mútua de ampliar a cooperação entre as entidades.
Durante a reunião, que teve caráter institucional e informal, Mariângela Marcon destacou a importância da aproximação entre a indústria e o comércio local. “O respeito e o diálogo entre as instituições são fundamentais para pensarmos juntos soluções para o desenvolvimento da nossa cidade e região”, afirmou a presidente, que também pontuou iniciativas já em curso lideradas pela FIEMG Regional ZM, como as tratativas com o DER-MG e a SEINFRA para melhoria da estrada de acesso ao Aeroporto Regional da Zona da Mata e da infraestrutura do Distrito Industrial, de Juiz de Fora, além do acompanhamento do debate sobre o Projeto de Lei da Tarifa Zero, proposto pela Prefeitura.
Sobre esse tema, Marcelo Sepúlveda também se manifestou, reforçando a necessidade de um debate amplo e técnico. “É essencial que as entidades representativas participem ativamente das discussões. Não podemos permitir que o ônus do financiamento recaia unicamente sobre quem movimenta a economia da cidade. A indústria e o comércio precisam ser ouvidos”, disse o diretor do Sindicomércio.
Mariângela lembrou que a FIEMG solicitou acesso ao estudo técnico da proposta e designou o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Juiz de Fora (Sinduscon-JF), Carlos Eduardo Manera, como representante oficial nas reuniões com o Legislativo. A presidente reforçou que as Gerências Jurídica e de Economia da FIEMG estão analisando o projeto, com base na capacidade contributiva, impacto econômico e constitucionalidade da proposta.
Durante o encontro, Marcelo Sepúlveda apresentou à presidente o Festival JF Wine, evento que promove anualmente e que, em 2025, acontece de dias 31 de julho a 2 de agosto. O festival reúne atrações culturais, degustações e experiências voltadas ao vinho, promovendo o desenvolvimento do enoturismo e gerando impacto positivo não apenas no comércio, mas também na indústria, na logística e no turismo da região.
Mariângela parabenizou a iniciativa e se comprometeu a apoiar institucionalmente o evento, com a divulgação junto à rede FIEMG e aos presidentes de sindicatos. “Para o próximo ano, vamos estudar a viabilidade de uma participação ainda mais estruturada da FIEMG, reforçando nosso compromisso com as ações que movimentam a economia e valorizam a região”, destacou. Desta forma, Mariângela Marcon segue sua gestão pautada na aproximação, sinergia e atuação conjunta com as entidades locais pelo desenvolvimento da Zona da Mata mineira.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG