Integrantes do Programa FIEMG Jovem debateram durante reunião realizada nessa terça-feira (6/6), na sede da Federação, em Belo Horizonte, aspectos e desafios importantes da jornada do empreendedor. Quem apresentou o tema aos jovens empresários foi Vinícius Bozzi, fundador e ex-CEO da IGTI, instituição de ensino superior de BH especializada na formação de profissionais para a área de TI.
Ao falar da sua experiência no mundo corporativo, Bozzi destacou alguns pontos que considera relevantes para quem está à frente de uma empresa, indústria ou empreendimento, como cultura, valores, posicionamento de marca, foco no cliente, agilidade operacional e inovação.
“A cultura do fundador da empresa precisa ser mantida mesmo quando ela cresce e os valores são fundamentais nesse sentido. Além disso, robustez de uma organização é decorrente dos produtos que ela tem e é preciso manter o foco no cliente”. Especificamente sobre o consumidor, Vinícius Bozzi sugeriu aos industriais ouvir o público deles com dados e feedbacks. “É importante realizar testes e experimentações. Faça com que todos na empresa sintam o cliente”, disse.
Para alcançar bons resultados no universo empresarial, o empreendedor considera relevante manter uma visão de longo prazo nos negócios, compartilhando-a com os seus colaboradores. “As dores de empreendedor são semelhantes e a jornada é muito desafiadora. Esse tipo de momento no FIEMG Jovem é importante que fomenta ideias para que os jovens possam aplicar nas empresas”.
Matheus Pedrosa, presidente do FIEMG Jovem, disse o que a ideia do encontro foi “discutir valores e as diretrizes fundamentais obtidos a partir da experiência do palestrante como empreendedor que são importantes para construir um negócio de sucesso”.
Rafael Passos
Imprensa FIEMG